O secretário de Estado de Assistência Social, Sebastião Calegari Filho, comemorou na manhã desta sexta – feira, 4 , o sucesso da campanha de registro civil dos povos indígenas que vivem na região de Guajará – Mirim. Técnicos da Seas e da Fundação Nacional do Índio (Funai), realizaram vários mutirões de 25 de maio ao dia 2 deste mês em comunidades povoadas por índios .As aldeias visitadas e o respectivo número de beneficiados com o registro civil foram: Posto indígena Lage Novo (232); Aldeia Lage Velho (262) e Aldeia Linha 10 (118).
Dias antes dessa ação, o secretário Calegari visitou Guajará – Mirim, onde está sediada a representação da Seas para a região. Na oportunidade, ele se reuniu com o representante local Mauricio Oliveira Pinto para solicitar seu empenho caso fosse necessário à participação do mesmo no trabalho. Os técnicos da pasta se instalaram nos locais onde vivem os indígenas para viabilizar a emissão do registro de nascimento depois dos representantes da Funai atualizarem os dados administrativos dessas tribos. “O atendimento aos povos indígenas no que diz respeito ao registro civil, começou na região de Guajará, mas a meta é atender todas as aldeias pertencentes ao território de Rondônia”, informou o titular da Seas, adiantando que o cronograma de visitas será cumprido até 2011.
A técnica da Seas, Aulenilce Lopes de Oliveira, que participa desses mutirões, informou que a iniciativa integra a campanha Certidão de Nascimento Direito de Todos desenvolvida em parceria entre os governos federal e estadual. “Além de aldeias indígenas, estamos visitando as localidades, onde há difícil acesso a cartórios”, informou ela, lembrando que essa mesma programação já chegou em assentamentos, distrito bem como nas áreas ribeirinhas.