Duzentas e quarenta e oito famílias acabam de ser homologadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) como beneficiárias de lotes nos projetos Flor do Amazonas 1, 2 e 3, Norte Sul e Norte Sul I, criados esse ano pela autarquia em Rondônia. As pessoas agora reconhecidas como assentadas passaram por um processo de triagem do Incra em Rondônia e em Brasília, onde são checados dados pessoais para ver se estes estão de acordo com o perfil da Reforma Agrária.
Entre as exigências, o candidato ao lote não pode ser funcionário público, já ter participado do programa de Reforma Agrária, possuir imóveis rurais, entre outras.
Agora, os assentados já podem ocupar oficialmente seus lotes para desenvolver atividades agrícolas e, em breve, receberão seu Contrato de Concessão de Uso (CCU), documento provisório de lotes em assentamento. Também terão acesso a créditos de instalação e habitação oferecidos pelo Incra e financiamentos do Pronaf, além de serem beneficiados com estradas e assistência técnica.