No próximo sábado, das 09 às 14 horas, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) estará promovendo o seu Congresso Estadual, na Câmara Municipal de Cacoal, em evento que contará com a presença dos deputados estaduais Wilber e Jesualdo, e do deputado federal, Mauro Nazif, além de membros das executivas municipais do PSB dos principais municípios de Rondônia.
De acordo com o presidente do Diretório Municipal do PSB em Cacoal, professor Dílson Monteiro, nessa reunião as principais pautas de debates serão as eleições municipais em 2008, a atual conjuntura estadual e também será cobrada uma definição do partido em relação à sua situação no contexto político do Estado. “Até hoje não está muito claro para as lideranças socialistas de Rondônia se somos base de governo ou se somos oposição e penso que precisamos tomar uma postura e agir de acordo com o que definirmos doravante”, afirmou.
Em nível municipal, o partido também vem mantendo conversações com a classe política para definir uma agenda política, buscando sempre dar sua contribuição com o fortalecimento das instituições municipais, mais sem abrir mão de sua ideologia socialista.
Eleições 2008
O partido também tem trabalhado com a hipótese de lançar candidato próprio nas eleições de 2008, tendo um pré-candidato que já está trabalhando junto à comunidade com o objetivo de mostrar uma proposta de esquerda liberal, que prega o socialismo mas sem promover uma ruptura sócio-econômica como previa o comunismo em décadas passadas. “O mundo atual não comporta mais a idéia de um socialismo utópico, e sim um socialismo liberal, respeitando-se a iniciativa privada, mas com ação firme do Estado para impedir abusos daqueles que têm o capital em relação aos que detém a força de trabalho”, afirma o socialista Daniel Oliveira da Paixão.
De acordo com o vice-presidente do partido, advogado José Costa, o PSB é um dos maiores partidos do país e necessita se fortalecer em nível local para conquistar o seu espaço. “Temos plenas condições de elegermos pelo menos dois vereadores nas próximas eleições se adotarmos uma estratégia correta”, concluiu o vice-presidente do Diretório Municipal.