Medindo quase dois metros e exibindo um corpo de 300 quilos, passeia lentamente de um lado a outro do recinto a mais nova aquisição do Parque Chico Mendes, trata-se de uma anta fêmea que atende pelo sugestivo nome de “Bebê”.
*O animal é uma doação do município de Plácido de Castro que não dispunha de um lugar apropriado para acomodá-la. A “Bebê” chegou dia 22 de dezembro. A administração do Parque já está providenciando um local especifico para o animal. Será construído um recinto em alvenaria, com maternidade e ambientação paisagística.
*A anta ou tapir é o maior mamífero da América do Sul. Vive perto de florestas úmidas e rios: toma freqüentemente banhos de água e lama para se livrar de carrapatos, moscas e outros parasitas. Come folhas, frutos, brotos, ramos, plantas aquáticas, grama e pasta até em plantações de cana-de-açúcar, arroz e milho.
*De hábitos noturnos, esconde-se de dia na mata, saindo à noite para pastar. Tem hábitos solitários, são encontrados juntos apenas durante o acasalamento e a amamentação. A fêmea tem geralmente apenas um filhote, e o casal se separa logo após o acasalamento. A gestação dura de 335 a 439 dias.
*Com a anta o Parque Chico Mendes conta agora com 24 espécies e 200 animais. É aberto ao público de terça a domingo, no horário das 7h às 17h, está localizado no bairro Vila Acre.