*Ainda diante de uma grave crise na saúde pública, como afirmam moradores e os vereadores de Ji-Paraná, ambos setores revoltados que pedem a exoneração do secretário de saúde Orlando Ramires e do Diretor do Hospital Municipal, Salvandir Uchoa, agora Ji-Paraná tem outro problema, desta vez na limpeza pública.
*A Prefeitura Municipal de Ji-Paraná trabalhou há quase dois anos atrás na limpeza das ruas no bairro BNH e depois disso deixou um enorme acumulo de lixo próximo ao feirão do produtor no segundo distrito da cidade, onde está causando diversos transtornos aos moradores do bairro.
*Segundo Antônio Barbosa, Presidente do bairro, a realidade existente naquelas ruas é considerada um absurdo. “Nossa Secretaria de Obras criou o lixão há dois anos, quando iniciou as obras, depois deixaram e nunca mais retornaram para buscar”.
*Barbosa afirma que o acumulo do lixo serve como criadouro para a proliferação de mosquitos e animais peçonhentos, além de diversos outros males que podem prejudicar a saúde da população: “O lixo fica exposto no meio das ruas, onde crianças correm perigos, pois as mesmas brincam nas ruas e insetos podem causar doenças na comunidade, além disso, acaba por deixar as ruas feias”, afirmou Antônio Barbosa.
*De acordo com Antonio, a solicitação dos moradores da região atingida pelo tal lixo é simples: “A gente pede as autoridades competentes que retire o lixo e que leve para um local adequado, só isso”, destaca.
*Segundo o presidente do bairro, a prefeitura e a secretária de obras não têm dado um bom exemplo a população Ji-paranaense, porque fez um lixão em plena rua [próximo ao feirão do produtor] fazendo com que os próprios moradores joguem lixo nas ruas, onde relata: “Um senhor realizou poda de uma árvore em seu quintal e depois estava jogando os galhos na rua, quando fui conversar com ele pedindo que ao jogasse ele retrucou dizendo que: a prefeitura havia feito um lixão ali, e que se o órgão público pode fazer isso por que ele não poderia.
*Chega a tal ponto, em virtude do descaso público agora até os moradores estão sendo irresponsáveis e jogando lixo doméstico nas ruas, onde não há necessidade disso, pois o caminhão que recolhe o lixo passa duas vezes na semana para recolher”, afirmou Antonio Barbosa.
*Por parte dos moradores há a seguinte reclamação, de que o cidadão paga seus impostos, e se a própria prefeitura dá um mal exemplo o contribuinte acha que também tem o direito de jogar o lixo onde ela fez o “lixão”.
*Há pouco menos de um mês, uma residência que fica ao lado do lixão, foi roubada e o proprietário que não quis dar a entrevista, mas disse que os ladrões estavam escondidos no lixão.
*
VEJA TAMBÉM:
*
PLANTÃO DE POLÍCIA - Dalton di Franco
*
Roraima-População tenta linchar estuprador