O Sebrae realizou na última sexta-feira (09), no auditório do Cetene em Porto Velho, o 1º Seminário de Flores e Plantas Ornamentais de Rondônia. Estiveram presentes produtores, floristas, paisagistas e comerciantes ligados a esse ramo de atividade.
A programação contou com palestras sobre técnicas de produção e venda de flores.
Pedro Teixeira, diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia, abriu o evento ressaltando a importância do pequeno agricultor para o desenvolvimento do estado. Teixeira lembrou a vocação agricultora do rondoniense e como o seminário poderia ajudá-los. “Eventos como o de hoje são importantes, pois instruem o produtor, agregam valor a seus produtos e isso contribui para o desenvolvimento do pequeno e médio empreendedor”.
Palestras
No período da manhã, o engenheiro agrônomo com especialização em marketing, Paulo Tadeu Siqueira, palestrou sobre as novas oportunidades de floricultura em Rondônia. Para Siqueira, o mercado necessita de novas espécies de flores, e isso faz do estado rondoniense um produtor em potencial, já que 60% das flores amazônicas não foram catalogadas.
O consultor em marketing, com especialização em varejo e franchising, Augusto Aki ministrou a palestra “Fatores de Sucesso no Mercado de Flores Tropicais”. Aki apontou mudanças no mercado de floricultura e demonstrou como os produtores locais podem se enquadrar nesse processo.
Durante a tarde, foi a vez de José Luis Montejano, consultor organizacional, publicitário e psicólogo, demonstrar ao publico como obter sucesso no mercado de floricultura, através da palestra: “O Poder do Associativismo – Os Desafios do Futuro da Floricultura Brasileira”.
Para finalizar o seminário, Karla Cristina Paiva, ganhadora do Prêmio Sebrae Mulher Empreendedora 2005, relacionou a história de sucesso da COFEP – Cooperativa dos Floriculturas do estado da Paraíba, da qual é presidente, com a realidade dos profissionais locais.
Sebrae/RO
O Seminário sobre flores em Rondônia é mais uma demonstração de como o Sebrae é importante no desenvolvimento do micro e pequeno empresário. Além de produtores, comerciantes e dirigentes de empresas que têm a floricultura ramo de atividade econômica, estudantes universitários de várias cidades do estado participaram do encontro.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Polícia faz operação e apreende Cds e DVDs piratas em Guajará Mirim
*
Operação "limpeza" da Semfaz avança pela Marechal Deodoro