*Está disponível nas agências dos Correios, o Vale Postal Internacional Eletrônico (VPI), um serviço que vai garantir tranqüilidade, segurança e rapidez para quem precisa enviar dinheiro para outros países ou receber valores vindos do exterior. Agora, o serviço de Vale Postal Internacional está sintonizado com a era eletrônica, aliado a uma série de vantagens.
*A maior delas é a redução significativa do tempo para transações entre os Correios e as demais instituições que pertencem à rede internacional de transferências por via eletrônica: de 26 dias pela via convencional, o prazo caiu para até cinco dias úteis. Futuramente, com a introdução de novas modalidades do serviço, esse tempo poderá vir a ser reduzido a apenas algumas horas.
*Inicialmente, o VPI eletrônico estará disponível em aproximadamente quatro mil agências em todo o território brasileiro, devendo esse número ser ampliado, conforme a necessidade do público e a disponibilidade tecnológica.
*?O limite máximo por remessa para o exterior varia conforme o país e está vinculado ao valor que o lugar de destino concorda em receber. Do exterior para o Brasil o limite estabelecido é de três mil Euros, mas não há restrição quanto ao número de transações feitas pelo mesmo remetente?, informou o consultor do departamento de negócios internacionais dos Correios, José Ademar de Souza.
*O serviço já está disponível para a Europa e o Japão. ?Esperamos fechar contrato similar com uma empresa de compensação postal nos Estados Unidos até o ano que vem?, explicou José Ademar.
*O VPI Eletrônico é simples para o usuário. Na prática, basta o cliente se dirigir a uma agência postal credenciada levando a quantia de dinheiro em reais que deseja remeter. O atendente checa os dados e os documentos do emitente, faz a conversão do valor segundo o câmbio do dia, informa quanto será remetido ao beneficiário e realiza a operação.
*O preço do serviço é cobrado do emitente no momento da operação. Para receber dinheiro do exterior não é necessário pagar taxa alguma aos Correios.
*Todas essas mudanças irão beneficiar também os empresários de médias e pequenas empresas que vendem seus produtos para o mercado externo, principalmente via Exporta Fácil.
*Totalmente integrada aos controles do Banco Central do Brasil, a nova forma de VPI também representa avanços em termos de segurança na movimentação internacional de valores. Vale lembrar que o Brasil tem, nas remessas vindas do exterior, uma significativa fonte de divisas.
*Segundo dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o País recebe, a cada ano, US$ 5,8 bilhão de recursos vindos de outras partes do mundo, sendo que aproximadamente a metade desse volume chega ao território brasileiro sem passar pelos controles das instituições oficiais.
*Ao facilitar o fluxo internacional de dinheiro, os Correios estarão contribuindo para combater o problema, trazendo para o mercado formal parte dos valores que entram ilegalmente no Brasil, principalmente aqueles enviados dentro de objetos postais.