Começa hoje (2) o período de inscrições para o Exame Nacional de Estudantes do Ensino Médio (Enem) deste ano. Até o dia 2 de junho, estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores terão a chance de fazer o exame e disputar uma vaga no Programa Universidade Para Todos (ProUni).
*A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que a marca de três milhões de inscritos em 2005 seja superada. Espera-se também uma melhora nos resultados, já que no ano passado a média nacional foi de 43,85 pontos, a segunda pior da história, e que situa-se na faixa de desempenho que vai apenas de insuficiente a regular. No Paraná, o quadro foi ainda pior: 41,56.
*O Enem é um exame que verifica os conhecimentos adquiridos no ensino básico e médio e que ajuda o jovem a orientar seus estudos ou optar pela inserção no mercado de trabalho.
*Mudanças
*Para 2006, a Portaria nº 26 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), divulgada no dia 24 de março, estabeleceu algumas mudanças para as provas. A primeira delas trata das inscrições. A partir desta edição, os estudantes concluintes, de escolas públicas e privadas, poderão se inscrever pela internet (www.inep.gov.br). Para isso, basta a escola – que tenha respondido o Censo Escolar 2005 ou 2006 – solicitar, junto ao Inep, autorização para seus estudantes do último ano do ensino médio efetuarem as inscrições por meio de endereço eletrônico de inscrição, que estará disponível a partir do dia 2.
*Anteriormente, os alunos só podiam efetuar a inscrição nas escolas onde estudavam.
*Outra mudança é que, a partir deste ano, estudantes com deficiência que precisem de ledor ou outro apoio para a realização do exame terão uma hora a mais do que os demais. Isso corresponde a cinco horas de prova, contra as quatro utilizadas pelo restante. A medida atende a uma recomendação do Ministério Público Federal em São Paulo.
*O que não muda é a consulta dos resultados online e a isenção da taxa de inscrição para estudantes da rede pública de ensino. Já quem estuda na rede privada paga R$ 35,00, com exceção dos alunos bolsistas que podem preencher a declaração de carência para ter direito à isenção da taxa.
*As provas serão realizadas no dia 27 de agosto, em mais de 800 municípios do país.