O Flamengo venceu o Ceará por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (3), no Maracanã, em partida válida pela 37ª rodada do Brasileirão, e assegurou de forma antecipada o título nacional de 2025. O gol da vitória foi marcado por Samuel Lino aos 37 minutos do primeiro tempo, após assistência de Carrascal.
Com o resultado, o time carioca se sagrou campeão brasileiro com uma rodada de antecedência, repetindo um feito que não ocorria com o título brasileiro desde 2009, conquistando a taça diante de sua torcida no Maracanã . É o nono título do Brasileirão na história do clube.
Domínio rubro-negro em campo
Durante a partida, o Flamengo apresentou ampla superioridade. A equipe finalizou pelo menos 15 vezes contra o adversário, enquanto o Ceará não conseguiu realizar um único chute a gol. A defesa rubro-negra se manteve sólida do início ao fim, garantindo o placar mínimo.
A campanha do Flamengo no campeonato reflete a consistência ao longo da temporada. Em 37 jogos, o time somou 78 pontos, vencendo 23 vezes, com apenas cinco derrotas. Marcou 75 gols, sofreu 24 e acumula saldo de 51 tentos — os melhores desempenhos ofensivos e defensivos da competição. O elenco também conta com o vice-artilheiro e maior craque do Brasileirão, o uruguaio Giorgian de Arrascaeta, que marcou 18 vezes.
Conquista ocorre quatro dias após título da Libertadores
O título brasileiro chega apenas quatro dias depois da conquista da Copa Libertadores da América, ampliando a sequência de feitos do clube em 2025. Com o troféu do Brasileirão, o Flamengo acumula cinco títulos na temporada:
-
Supercopa do Brasil 2025
-
Taça Guanabara 2025
-
Campeonato Estadual 2025
-
Taça Libertadores da América 2025
-
Campeonato Brasileiro 2025
Próximos compromissos internacionais
Após a celebração, o elenco principal deve embarcar nas próximas horas para o Catar, onde poderá disputar mais três títulos ainda este ano.
No dia 10, o Flamengo enfrenta o time mexicano Cruz Azul, pelo Derby das Américas. Caso avance, encara o campeão asiático/africano, o Pirâmides (Egito), pela Copa Challenger. Se conquistar essa fase terá a oportunidade de disputar a Copa Intercontinental contra o PSG, da França.
A vitória desta quarta-feira reforça a fase vitoriosa do Flamengo na temporada, marca mais um capítulo de conquistas diante de sua torcida no Maracanã e coloca o técnico Felipe Luís entre os destaques do esporte nacional deste ano.