BRASILEIRÃO: Osmar Loss e Tiago Nunes fazem duelo de técnicos em Corinthians x Atlético-PR

Timão e Furacão se enfrentam às 21h, em Itaquera, pelo Brasileirão

BRASILEIRÃO: Osmar Loss e Tiago Nunes fazem duelo de técnicos em Corinthians x Atlético-PR

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Eles são gaúchos, jovens, estudiosos e têm no currículo títulos em categorias de base. Mas não é só isso que une Osmar Loss e Tiago Nunes, técnicos de Corinthians e Atlético-PR, adversários deste sábado, às 21h, em Itaquera.

 

Expoentes da nova geração de treinadores do Brasil, eles receberam há pouco tempo a maior oportunidade de suas carreiras e, embalados por vitórias recentes, tentam consolidar o bom momento das equipes no duelo da 17ª rodada do Brasileirão.

 

– Nossos times têm algumas diferenças pontuais. Obviamente que o trabalho de um treinador nunca vai ser igual ao de outro por cada profissional ter a sua essência e detalhes no dia a dia. Acredito que a valorização da posse de bola e o controle do jogo através da ocupação de espaços seja um ponto em comum e que, caso bem utilizado, possa ser o diferencial para o confronto deste sábado – afirmou Tiago Nunes, de 37 anos, seis a menos do que Loss.

 

O duelo na Arena Corinthians será o primeiro entre os técnicos. Quem levará a melhor?

 

Osmar Loss e Tiago Nunes, jovens técnicos de Corinthians e Atlético-PR (Foto: InfoEsporte)

 

Repete a dose?

 

Com Loss, o Corinthians repete a fórmula que deu certo com Fábio Carille e aposta em um técnico formado em casa. Ele chegou ao Timão em 2013 e conquistou títulos importantes nas categorias de base, como Paulista e Brasileiro sub-20, além de um bicampeonato da Copa São Paulo de Juniores.

 

O treinador foi promovido ao elenco profissional do Corinthians no início do ano passado, sendo auxiliar de Carille nos títulos Paulista (2017 e 2018) e Brasileiro (2017). A efetivação veio há pouco mais de dois meses, mas o início não foi fácil. Ele teve quatro derrotas, três empates e apenas uma vitória antes da pausa para a Copa do Mundo e passou a sofrer questionamentos.

 

Osmar Loss diz que ainda não está pronto, mas em evolução (Foto: Marcos Ribolli)

Osmar Loss diz que ainda não está pronto, mas em evolução (Foto: Marcos Ribolli)

 

O desempenho depois do Mundial da Rússia tem sido melhor, e Loss vem de três vitórias consecutivas no comando do Corinthians. Mesmo assim, adota discurso humilde e cauteloso:

 

– Eu acho que estou em evolução, não penso que estou pronto como as pessoas dizem. Igual a jogador de base, ele não está pronto, está em constante evolução. Treinador está em constante evolução. O Tite, quando começou, foi passando por experiências e hoje está na Seleção e continua em evolução. Eu vivi minha vida toda como treinador de base e me considerava competente, fui para auxiliar e acredito que pude acrescentar mais para o Corinthians. Hoje estou ajudando. Cada dia eu posso ficar melhor e é isso que estou buscando – afirmou na última quarta-feira, após triunfo sobre a Chapecoense.

 

Além do Corinthians, Loss também passou pela base de Internacional, Juventude, Desportivo Brasil, Fluminense e, em 2015, comandou a equipe profissional do Bragantino.

 

Com moral de campeão

 

Tiago Nunes foi o escolhido pela diretoria atleticana para ocupar o lugar de Fernando Diniz, demitido na intertemporada após péssima campanha. A favor dele, pesou o desempenho à frente do time de aspirantes, que conquistou o Campeonato Paranaense deste ano sobre o rival Coritiba. Sob o comando de Nunes, o Rubro-Negro liderou diversos quesitos, como melhor defesa, ataque, artilheiro, campanha geral e apenas uma derrota em 16 jogos.

 

No estadual, ele conseguiu agregar o grupo, formado em sua maioria por jovens, e fez o time funcionar, com um futebol ofensivo e padrão de jogo. Foram dez vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, com 26 gols marcados e cinco sofridos.

 

Embora esteja no Atlético-PR há pouco mais de um ano, Nunes criou forte identificação com o clube. Ele chegou em abril de 2017 para assumir o time sub-19 e também comandou a equipe atleticana no Campeonato Brasileiro sub-20. Antes, trabalhou como preparador físico e auxiliar técnico no início da carreira. Entre 2005 e 2012, passou por clubes como São Luiz, Luverdense, Nacional-AM e Novo Horizonte.

 

De 2013 para cá, Nunes treinou o Grêmio e o Juventude nas categorias de base. Seu primeiro desafio como técnico no futebol profissional foi à frente do Veranópolis, no Campeonato Gaucho do ano passado. O time terminou a fase inicial na quinta posição (entre 12 times), mas caiu diante do Grêmio nas quartas de final.

 

Tiago Nunes orientando os jogadores do Atlético-PR durante treinamento (Foto: Monique Silva)

Tiago Nunes orientando os jogadores do Atlético-PR durante treinamento (Foto: Monique Silva)

 

Questionado sobre integrar a nova geração de técnicos, ao lado de Loss, o comandante atleticano contemporizou:

 

– Acredito que a nova geração é um termo criado pelas pessoas que acompanham o futebol e não seja uma categoria fechada. A renovação de profissionais em todos os setores de trabalho existe. Algumas ideias novas são acrescentadas, mas nada de muito inovador. Detalhes do jogo são mudados e adaptados, de acordo com o elenco que se tem em mãos. Vejo técnicos promissores assumindo posições de destaque, como é o caso do Loss, e tenho a certeza de que o mercado irá absorver todos que demonstrarem competência ao longo de suas carreiras.

 

Tiago Nunes estreou no comando do time principal do Furacão contra o Cruzeiro, no empate em 1 a 1, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O novo técnico herdou um time abalado após uma sequência péssima com Diniz, mas conseguiu fazer várias correções, fortaleceu a defesa e resgatou a confiança do grupo. De cara, promoveu mudanças significativas na equipe, a começar pelo esquema tático. Abandonou o 3-4-3, começou com o 4-3-3 e passou para o 4-2-3-1.

 

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS