LIVROS E CULTURA: Escritor de Rondônia participa de evento literário em Minas Gerais

Zola Xavier é um dos autores selecionados para o 1º Encontro Literário da Aquarius

LIVROS E CULTURA: Escritor de Rondônia participa de evento literário em Minas Gerais

Foto: Autor durante protesto no Rio de Janeiro / Acervo pessoal de Zola Xavier

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
1 pessoas reagiram a isso.
Zola Xavier, jornalista e escritor de Porto Velho (RO) radicado no Rio de Janeiro, foi selecionado para participar do 1º Encontro Literário da Aquarius Produções Culturais, em São João do Rei (MG), que acontece nos dias 29 e 30 deste mês. Zola Xavier é autor de 'Uma frente popular no Oeste do Brasil - do incêndio na Catedral ao Palacete Rio Madeira e outras histórias do território federal de Rondônia' e realizador do documentário ‘Caçambada Cutuba’. 
 
As obras de Zola tratam da história de Rondônia, com foco especial no período da ditadura civil militar iniciada em 1964. No livro, o autor analisa personagens célebres para a história local, como Renato Medeiros, Eliezer Santos (conhecido como Bola Sete), Aurélia Banfield, Dionízio Xavier e João Lobo, e também reconta episódios de importância política e histórica, a exemplo da ‘Caçambada Cutuba’ - quando, em 1962, uma caçamba da Prefeitura de Porto Velho foi lançada contra os partidários do então candidato a deputado federal Renato Clímaco Borralho de Medeiros.
 
O 1º Encontro Literário da Aquarius vai reunir escritores, pesquisadores, historiadores, poetas e leitores. A proposta, de acordo com a promotora do evento Márcia Heliane Gomes, é valorizar a literatura como prática ‘viva, sensível e transformadora’. Zola é autor editado pela Aquarius e o ‘Uma frente popular…’ ajudou a divulgar a Aquarius para além do estado de Minas Gerais - e também levou a história, bem embasada, dos movimentos políticos históricos de Rondônia.
 
 
Realizado após extensa pesquisa, o livro documenta também a ocupação do Palacete Rio Madeira, localizado em Porto Velho. O espaço foi sede de movimento estudantil, e foi cedido pela ditadura para as Forças Armadas quando eclodiu o golpe militar. Até hoje o espaço civil é utilizado como hotel de trânsito para militares. “Os militares deveriam agora por uma questão de coerência devolver esse prédio, pois esse prédio não pertence às Forças Armadas”, disse Zola Xavier. O autor recentemente protestou a ocupação do Palacete durante uma movimentação no Rio de Janeiro.
 
Zola Xavier contou para Rondoniaovivo que vai participar presencialmente do 1º Encontro Literário da Aquarius. Os livros do autor, e outras edições da Aquarius podem ser adquiridos nas redes sociais da editora @aquariusproducoesculturais.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS