O Arte Pará nasceu com a vocação de estabelecer a presença da Amazônia no mapa das artes como um salão
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o objetivo de mapear artistas e coletivos sem galeria da região Norte do Brasil, o Projeto Arte Pará abre inscrições gratuitas até o dia 15 deste mês (junho) para profissionais com produções dedicadas às artes visuais.
Os inscritos mapeados farão parte do banco de dados em uma página exclusiva que será criada no site www.artepara. Esse chamamento tem como objetivo identificar e conhecer obras de artistas sem galeria com o propósito de divulgar e difundir o a produção artística, intelectual e visual contemporânea da região.
INSCRIÇÕES: https://forms.gle/w3anKwCPknfFwjzd6
Dúvidas: projetoartepara@gmail.com
Idealizador
O Arte Pará surgiu do projeto idealizado pelo jornalista Romulo Maiorana (1922-1986), no início dos anos 80, de criar um espaço de apoio ao artista paraense e um diálogo da região Norte com o país. Num momento da história em que a Amazônia não gerava expectativas em âmbito global, Maiorana despertou a sensibilidade do público por meio da função social da arte, a partir de um espaço de encontro e estímulo aos artistas.
A ação nasceu com a vocação de estabelecer a presença da Amazônia no mapa das artes como um salão. Ao longo de suas edições ininterruptas, tornou-se um projeto de arte e educação nacional e lugar de troca intelectual entre artistas, curadores eagentes culturais, além de espaço de reflexão e crítica, que legitima jovens artistas emergentes.
Há mais de 20 anos, Paulo Herkenhoff, um dos críticos de arte e pensadores mais relevantes do país, está à frente do projeto, como curador geral do evento. Para ele, essa ação tem “importante papel de socialização da arte, desenvolvido pelo processo educacional, que vai muito além do mercado desse segmento’. O Arte Pará é um dos mais abrangentes no âmbito nacional e oferece um parâmetro de relacionamento entre um complexo de comunicação e inserção social das artes visuais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!