MODA: Estilista indígena amazonense é aplaudido de pé em sua estreia na São Paulo Fashion Week

Aos 28 anos, Maurício Duarte apresentou desfile intitulado 'Tramas'. O artista pertencente ao povo Kaixana, localizado no Alto Solimões

MODA: Estilista indígena amazonense  é aplaudido de pé em sua estreia na São Paulo Fashion Week

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

O estilista manauara Maurício Duarte, de 28 anos, emocionou e foi aplaudido de pé pelo público em sua estreia na São Paulo Fashion Week (SPFW), a maior semana de moda da América Latina. O desfile da primeira coleção presencial do estilista, intitulada 'Tramas', foi apresentado no último sábado (27), em São Paulo.

 

Maurício é indígena, pertencente ao povo Kaixana, localizado no Alto Solimões, e foi destaque no evento, levando moda, política e cultura para as passarelas. Ele é o primeiro designer e estilista do Amazonas a participar da SPWF. O desfile da marca do estilista que leva o seu nome teve direito a protesto contra o marco temporal das terras indígenas. Os modelos levaram faixas contra o Projeto de Lei (PL) 490 que prevê mudanças no reconhecimento da demarcação das terras e do acesso a povos isolados.

 


Segundo o estilista, a coleção "Tramas" recebe esse nome por abordar a construção das cestarias indígenas, que são um patrimônio cultural dos povos originários do Amazonas. Para a produção coleção, houve a participação de 16 comunidades indígenas distintas, que contribuíram na confecção dos artesanatos, compartilhando seus conhecimentos, habilidades artísticas e conexões ancestrais.

 

"Falar sobre 'Trama' é falar sobre aquilo que construímos, como uma teia tecida pelocoletivo que somos. Mesmo sendo de diferentes povos, que carregam os mesmoscostumes e compartilham características históricas semelhantes. Estamos lutando peloreconhecimento e visibilidade, buscando que as pessoas conheçam nossas tradições eculturas além dos meios midiáticos", destacou Maurício.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS