Espetáculo de dança D´Água e Lama inicia na capital

Espetáculo contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klaus Vianna Resgata cotidiano ribeirinho através da dança contemporânea.

Espetáculo de dança D´Água e Lama inicia  na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Na segunda-feira (15) estreou “D´Água e Lama” espetáculo de dança contemporânea contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013. Apresenta temática sobre a vida ribeirinha, seus costumes, e foco nos movimentos que surgem desde a sua infância a fase adulta. A concepção do espetáculo surgiu a partir da pesquisa imagética da fotógrafa Michele Saraiva.

Aliando a fotografia e a dança buscou – se no espetáculo criar um aprofundamento da relação “Ribeirinho e suas raízes” afirmou o Diretor e idealizador do projeto “Fabiano Barros”. Com a coreografia trabalhada por Gilca Lobo juntamente com as interpretes Ana Paula Venâncio e Cecí, o espetáculo trouxe ao público a relação entre a água e a lama, forte e surpreendente com elementos que instigam o corpo a movimentos que os ribeirinhos têm com o rio “água e a lama” tão presente em seu dia a dia.

A coreógrafa Gilca Lobo, cita a oportunidade que o espetáculo proporcionou em intensificar seu trabalho com elementos que ela já utiliza em sua pesquisa, incutindo nas bailarinas a percepção corporal de si, do outro e do espaço, no qual elas trabalham. Gilca aponta ainda, a diferenciação do trabalho. Um mergulho em outra dimensão, num tempo próprio, único, mais longo “O tempo ribeirinho” algo singular, uma câmera lenta, o qual apelidou – se de “Relógio grande”, onde as horas são ampliadas.

O trabalho desde sua pesquisa vem sendo desenvolvido há cerca de um ano, para o resultado do espetáculo foi necessário ensaios diários em uma construção coletiva (direção, fotografia, coreografia e interpretação) o qual focou se nos movimentos, a relação com a argila e a água que traz um ritual próprio do “D água e Lama”.

As interpretes Cecí e Ana Paula Venâncio fala da importância do trabalho, e como foi a construção dos movimentos e a necessidade de trazer a tona a realidade tão própria das comunidades, hoje, ainda ausente nos trabalhos apresentados. “Porto Velho é uma cidade de frente para o rio, este, que nos conecta as comunidades, então! somos ou não ribeirinhos? um questionamento que procuramos instigar no público” Enfatizam as bailarinas.

Cia de Artes Fiasco

Idealizada e dirigida pelo dramaturgo Fabiano Barros, a Cia de Artes Fiasco vem  se dedicando desde 2001 às pesquisas nas áreas de Teatro,  Dança e Performances. Apoiando-se nas mais diversificadas experimentações, foca os trabalhos na realidade do cotidiano amazônico, desenvolvendo uma investigação sustentada nos vários cenários étnicos, respeitando a realidade e o imaginário dos povos, concentrados na presença  do ARTISTA considerado a essencial ferramenta para o fazer artístico  da Cia.

A Cia intensificou sua pesquisa do cotidiano ribeirinho durante a construção do espetáculo teatral “As nove luas”. Da busca de informações para esse projeto surgiram vários outros elementos que resgatam a história desses ribeirinhos, o qual iniciou no “Nove Luas”, perpassa pelo “D´Água e Lama” e 2015 com a construção do espetáculo a “Ópera do Beradeiro”, que abordará uma das fases históricas de Rondônia “O ciclo do ouro” que traz a figura do garimpeiro, relacionando com a lenda da Yara”. “O Brasil precisa conhecer a realidade do homem Amazônico, o qual é ausente no cenário cultural nacional e não poderia deixar de citar a importância dos prêmios de incentivo a cultura pela Funarte, que possibilita a cia de Artes Fiasco e tantos outros grupos do norte e do Brasil a realização de montagem e circulação de espetáculos”. Enfatiza Fabiano Barros.

 

Ficha Técnica

Direção: Fabiano Barros

Coreografia: Gilca Lobo

Fotografia: Michele Saraiva

Interpretes: Cecí e Ana Paula Venâncio

Direção Musical: Bira Lourenço e Rinaldo Santos

Direção de produção: Marya Braga

 

Serviço

Espetáculo de dança D´água e lama

Data: 15 a 20 de dezembro

Horário: 20h

Entrada gratuita

Local: Sesc Esplanada

Endereço: Av. Presidente Dutra, 4175 - Olaria

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS