*Confira um dos vídeos abaixo, após a matéria
*-
*Começa nesta terça-feira (15), em São Paulo, a sétima edição do Festival Internacional da Linguagem Eletrônica (FILE) com uma programação que continua até o dia 03 de setembro, transformando mais uma vez a metrópole paulista na capital da arte eletrônica mundial. A cultura de Rondônia marca presença no evento com o artista multimídia Joesér Alvarez, participando do Festival com dois vídeos digitais.
*Selecionado juntamente com o trabalho de cerca de 200 outros artistas de mais de 30 nacionalidades, os vídeos Aerial Flamenco e Sentido? estarão expostos à apreciação do público no Centro Cultural Fiesp, juntamente com 20 instalações que envolvem arte, tecnologia e interação do público. Além delas haverá diversas salas temáticas com exibição de filmes interativos (Sala Hipercinematividade), fotografias 360º (Sala Panoramas), jogos eletrônicos conceituais (Sala FILE Games), e uma nova mostra de poesia interativa digital (Sala FILE Poetry), sendo também expostos vídeos e fotos de edições anteriores do festival.
*O FILE 2006 apresenta também as programações de eventos "Hipersônica" (performances), "FILE CD - Cinema Documenta" e o "FILE Symposium", com debates sobre a produção de arte eletrônica no Brasil e exterior .
*
Destaques internacionais
*A principal atração do deste ano é o artista catalão Marcel.lí Antúnez Roca, que apresenta a performance "Epizoo", na programação do "Hipersônica", e a instalação "Tantal".
*Marcel.lí é um dos fundadores do grupo teatral vanguardista La Fura Dels Baus, e se apresentou pela primeira vez em São Paulo com a companhia, em 1991, no espetáculo "SUZ/O/SUZ". Agora, em apresentação solo, o catalão faz a performance "Epizoo", na qual o artista é revestido de sistemas robóticos que interagem com partes de seu corpo, produzindo sons e formando imagens e animações em um telão.
*A instalação "Tantal" (tantálio, em catalão, metal utilizado na fabricação de implantes e instrumentos cirúrgicos) apresenta uma pequena caixa em que o público posiciona sua face, que é fotografada. As fotografias dos rostos então são adicionadas a corpos de personagens de animação, projetadas em uma grande tela, e desta forma o público passa a fazer parte da instalação, de uma maneira um tanto bizarra e curiosa.
*Outro destaque é a instalação "Thesystemis", do americano Zachary Lieberman, premiada no festival alemão "Ars Electronica", que captura desenhos feitos pelo público e permite que sejam animados e manipulados com as mãos em uma tela.
*Veja a programação do FILE Hipersônica:
*16/8 (quarta)
*19h30 - Zaratruta, Almir Almas
*20h10 - Ricardo Carioba, Fábio Villas Boas
*20h50 - Pedro Rocha, Rubens Saito, Keila Nalzezzi
*21h30 - Marcel.lí Antúnez Roca
*17/8 (quinta)
*19h30 - Paulo Hartmann e Leonardo González
*20h10 - ADDD (vd 1mpar e 3nity)
*20h50 - Dado Motta, Pablo T. Sola
*21h30 - Bruno Pisek, Harald Heindl
*22h10 - Sven König
*18/8 (sexta)
*19h30 - La Borg
*20h10 - Wilton Azevedo
*20h50 - Al Revés e Raimo Benedetti
*21h30 - Wäldchengarten
*22h10 - Digigarden
*22h50 - Gengivas Negras
*PARA SABER MAIS:
*Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
*QUANDO - de 14/8 a 3/9 (terça a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 19h)
*ONDE - Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1.313, Bela Vista, São Paulo. Informações: (11) 3146-7406)
*QUANTO - Grátis (para eventos do "Hipersônica", a retirada de convites será feita a partir das 17h do respectivo dia do evento; para participar do FILE Symposium, faça sua inscrição online no site oficial do festival)
*ASSISTA O VÍDEO:
*Aerial Flamenco - Joeser Àlvarez
*