O ministro do Turismo, Celso Sabino, participa nesta terça-feira, 19 de agosto, do Bom Dia, Ministro. Na conversa com profissionais de rádio e portais de várias regiões do país a partir das 8h, ele apresenta as principais ações em andamento na pasta e iniciativas estratégicas para fortalecer o setor.
Entre os temas abordados, destaques para o Salão e Feirão Nacional do Turismo 2025, a inclusão de alimentos típicos da Amazônia na COP30 e as oportunidades do evento de visibilidade internacional, além da criação de programa inédito de descontos para professores em hospedagens de todo o país e os recentes recordes alcançados pelo turismo nacional.
COP30
Sabino falará sobre a decisão da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) de garantir a presença da culinária típica paraense no cardápio oficial da COP30, que será realizada em Belém (PA). Em nota oficial, a OEI afirma que "a culinária paraense será incorporada e o detalhamento da oferta de alimentos no evento será realizado após a seleção dos fornecedores." O ministro também tratará dos preparativos para receber profissionais conectados à temática do meio ambiente do mundo inteiro na capital paraense.
SALÃO
Retomado após 12 anos, a 9ª edição do Salão do Turismo, de 21 a 23 de agosto, no Distrito Anhembi (SP), é uma oportunidade única para brasileiros conhecerem de perto a diversidade cultural, natural e gastronômica das 27 Unidades da Federação. O evento reúne palestras, apresentações artísticas, experiências imersivas e espaços de comercialização. A entrada é gratuita.
FEIRÃO
Uma das atrações será o Feirão do Turismo 2025, com a participação de 55 empresas do setor e apoio de instituições financeiras como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. De acordo com o ministro, o Salão é a melhor oportunidade do ano para planejar a próxima viagem pelo Brasil, com descontos e condições exclusivas em passagens, hospedagens e pacotes turísticos. Estão previstos descontos de até 30%.