DATAFOLHA: Maioria não votaria em candidato que prometesse anistia a Bolsonaro

Levantamento aponta que 61% são contra quem promete perdão ao ex-presidente e aos golpistas de 8 de Janeiro

DATAFOLHA: Maioria não votaria em candidato que prometesse anistia a Bolsonaro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
A maioria dos eleitores não votaria em candidato que prometesse livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), prestes a ser condenado por tentativa de golpe de Estado, de qualquer pena ou punição, mostra o último levantamento do Datafolha deste domingo (3). 
 
De acordo com a  pesquisa, realizada entre os dias 29 e 30 de julho, 61% dos entrevistados afirmaram que não votariam em quem promete conceder anistia tanto ao ex-presidente quanto a seus aliados acusados de planejar um golpe de Estado. Já 19% disseram que com certeza votariam no candidato que fizesse essa promessa. 
 
Os resultados ressaltam o que um outro levantamento do Datafolha mostrou neste sábado (2): que a pauta da anistia não tem apoio popular. A outra pesquisa, realizada nas mesmas datas, apontou que 55% dos entrevistados não concordam com uma anistia a Bolsonaro. 
 
Os números demonstram que apesar dessa ser a principal pauta da extrema direita, chegando a ser inclusive uma medida de chantagem utilizada por um dos filhos do ex-presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), ela não encontra apoio na população.
 
Dos Estados Unidos, Eduardo tem articulado uma série de ataques e ameaças ao Brasil em troca da concessão de anistia ao seu pai, réu no Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado chegou até mesmo a ameaçar com sanções o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PP), para que colocasse o projeto em votação. No entanto, políticos do entorno de Motta já indicaram que a ofensiva de Eduardo teve o efeito reverso e a pauta da anistia foi enterrada de vez. 
 
 
Trama golpista de Bolsonaro
 
Líder da trama golpista planejada durante 2022 e colocada em prática através dos atos terroristas de 8 de Janeiro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático, golpe de Estado, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
 
Após aceitar a denúncia e colher depoimentos de réus e testemunhas, o Supremo agora se prepara para analisar novamente a ação contra o ex-presidente e espera terminar o julgamento até o final deste ano. Se condenado, Bolsonaro deve pegar mais de 40 anos de prisão. 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS