VENDA PROIBIDA: Mais de 1,2 mil pessoas relataram reação a pasta da Colgate

VENDA PROIBIDA: Mais de 1,2 mil pessoas relataram reação a pasta da Colgate

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Mais de 1,2 mil pessoas relataram à Anvisa reações adversas após usar a pasta de dente Colgate Clean Mint até o fim de maio. No início do ano, quando a venda da pasta havia sido suspensa, apenas 13 casos tinham sido registrados.
 
O produto citado nos relatos é a versão Clean Mint, uma nova fórmula de um dos cremes dentais mais populares da marca, o Colgate Total 12. A empresa havia feito uma mudança na composição e no nome do produto.
 
A venda da pasta havia sido proibida no dia 27 de março após consumidores relatarem ardência, inchaço, aftas, dores e irritações na boca, que, em alguns casos, chegaram a comprometer a fala e a alimentação. (Veja a imagem abaixo)
 
A Colgate recorreu e conseguiu a suspensão temporária da medida, mantendo o produto à venda a partir de 30 de março. No entanto, um mês depois, a Anvisa derrubou a decisão e manteve a venda proibida devido à alta de relatos de reações. A restrição segue em vigor.
 
Desde então, mais de 1,2 mil pessoas notificaram reações adversas após o uso do creme dental.
 
Investigação sobre a causa das reações
 
Desde a suspensão, a Anvisa determinou uma investigação para apurar quais componentes podem estar causando as reações.
 
O creme dental passou por uma mudança na fórmula em julho de 2024, quando o fluoreto de sódio foi substituído pelo fluoreto de estanho como ingrediente ativo. No entanto, ainda não há confirmação de que essa alteração seja a responsável pelos efeitos adversos.
 
A agência informou que a empresa também investiga a possibilidade de que o problema esteja relacionado a aromatizantes à base de óleos essenciais, substâncias reconhecidas pelo seu potencial alergênico, além de corantes e outros aditivos usados para melhorar o sabor da fórmula.
 
A Colgate informou ao g1 que “cada relato dos consumidores está sendo tratado com atenção e compromisso da Colgate na apuração e resposta para cada caso”. A nota diz ainda:
 
“Seguimos em colaboração contínua com a Anvisa para o avanço das investigações técnicas sobre o creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint junto à agência. Reafirmamos ainda a segurança e qualidade do produto, o qual segue os rígidos padrões das agências regulatórias”.
 
Em nota anterior, a empresa afirmou que uma pequena porcentagem das pessoas pode apresentar sensibilidade a certos ingredientes presentes em produtos cosméticos e de higiene, incluindo cremes dentais:
 
Confiamos plenamente na qualidade e segurança de nossos produtos. Embora não possamos afirmar se foi esse o caso, reconhecemos que uma pequena porcentagem das pessoas pode apresentar sensibilidade a certos ingredientes em produtos cosméticos e de higiene, incluindo cremes dentais. Recomenda-se que qualquer usuário que apresente sensibilidade interrompa o uso do creme dental, o que deve solucionar qualquer problema, e procure atendimento médico caso a irritação persista.”
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS