INTEGRAÇÃO: Rondônia e Acre fortalecem cooperação técnica no Norte do Brasil

As discussões abordaram desde a estruturação de planos anuais de auditoria até a aplicação de metodologias de avaliação de riscos e monitoramento contínuo

INTEGRAÇÃO: Rondônia e Acre fortalecem cooperação técnica no Norte do Brasil

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta dos órgãos de controle interno da Região Norte, as controladorias dos estados de Rondônia e Acre realizaram, no período de 11 a 13 de fevereiro, um encontro técnico com foco no compartilhamento de processos, planejamentos e execuções de auditorias, além de ações voltadas à integridade e gestão de riscos.
 
Durante a visita, os representantes da Controladoria-Geral do Estado do Acre (CGE-AC) participaram de reuniões estratégicas com as equipes de Rondônia, onde foram discutidos temas como planejamento e execução de auditorias, metodologias de controle interno, e ações voltadas ao fortalecimento da governança e da transparência pública. As discussões abordaram desde a estruturação de planos anuais de auditoria até a aplicação de metodologias de avaliação de riscos e monitoramento contínuo, garantindo maior eficácia e eficiência na gestão pública.
 
 
DESAFIOS E SOLUÇÕES
 
O intercâmbio possibilitou a troca de experiências sobre os desafios e soluções na implementação de sistemas de controle, contribuindo para o aprimoramento das práticas adotadas por ambas as instituições. Entre os pontos abordados, destacou-se a necessidade de modernização dos sistemas de auditoria e controle interno, com novas tecnologias para fortalecer a detecção de inconsistências e aprimorar a análise de dados, permitindo maior previsibilidade e precisão nas tomadas de decisão.
 
Foram debatidos, ainda, mecanismos para o aprimoramento dos processos de integridade e prevenção à corrupção, com foco na modernização das ferramentas de controle e no fortalecimento das políticas de conformidade administrativa. A adoção de práticas inovadoras, como auditorias contínuas e uso de programas de integridade (Proins), foi destacada como uma prioridade na evolução dos sistemas de controle interno.
 
 
COOPERAÇÃO E FORTALECIMENTO
 
Para o controlador-geral do Estado de Rondônia, José Aquino, essa cooperação fortalece os mecanismos de controle e contribui para uma administração mais eficiente, transparente e comprometida com a aplicação correta dos recursos públicos. “Seguimos no propósito de aperfeiçoar nossos processos e garantir maior efetividade na atuação do controle interno”, pontuou.
 
O encontro reforçou o compromisso das controladorias estaduais com a melhoria contínua da gestão pública, garantindo maior eficiência e transparência na aplicação dos recursos públicos. A troca de conhecimentos entre as equipes de Rondônia e Acre reafirma a importância da colaboração institucional para o fortalecimento dos sistemas de controle no serviço público. Além disso, esse tipo de iniciativa fortalece a criação de redes de cooperação entre os estados, incentiva a uniformização de procedimentos e a padronização de boas práticas que elevam o nível de governança no país.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS