SOFIA ANDRADE: TJRO reforma sentença e absolve vereadora em ação movida por Marcos Rocha

SOFIA ANDRADE: TJRO reforma sentença e absolve vereadora em ação movida por Marcos Rocha

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Por unanimidade, 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça dá provimento ao recurso da defesa e julga improcedente ação por danos morais movida pelo ex-governador
 
Na sessão desta segunda-feira (1º), o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia reformou, à unanimidade, a sentença que havia condenado a vereadora de Porto Velho, Sofia Andrade (PL), ao pagamento de indenização por danos morais ao ex-governador Marcos Rocha. A decisão foi proferida pela 2ª Câmara Cível e teve como relator o Desembargador José Antonio Robles, que votou pelo provimento do recurso da defesa para julgar improcedente o pedido inicial.
 
A ação havia sido ajuizada pelo ex-governador após a publicação de um vídeo no perfil oficial da vereadora no Instagram, em que criticava o aumento da alíquota do ICMS em Rondônia. A postagem, intitulada “Faz o 44 aí” e com emojis de palhaço, repercutiu amplamente nas redes sociais e motivou o processo cível.
 
Em primeira instância, a 1ª Vara Cível de Porto Velho entendeu que a manifestação de Sofia Andrade havia extrapolado os limites da liberdade de expressão, resultando em condenação por suposta ofensa à honra do então chefe do Executivo estadual, com arbitramento de indenização de R$ 20 mil.
 
No entanto, o Tribunal de Justiça reconheceu, em grau de apelação, que as declarações de Sofia Andrade estão inseridas no contexto do debate político e do exercício da liberdade de expressão, sobretudo em razão de sua atuação parlamentar e da relevância pública da matéria abordada.
 
A defesa da parlamentar, conduzida pelos advogados Manoel Veríssimo Ferreira Neto e Juacy Loura Júnior, sustentou que a crítica feita pela vereadora se limitou à atuação política do ex-governador, especialmente quanto ao descumprimento de promessas de campanha — como o compromisso de não aumentar tributos.
 
O acórdão reformou integralmente a sentença de primeiro grau, reconhecendo o direito à crítica como elemento essencial à democracia e afastando o dever de indenizar, marcando importante precedente no que tange à imunidade parlamentar em manifestações políticas.
 
A íntegra do acórdão será publicada nos próximos dias no site do Tribunal de Justiça.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS