ZELADORIA: Cemitério Santo Antônio recebe mutirão após denúncias de abandono

Equipes da Seinfra executam serviços de roçagem, capina e varrição

ZELADORIA: Cemitério Santo Antônio recebe mutirão após denúncias de abandono

Foto: Giovanni Marini / Seinfra

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
Queixas sobre problemas de manutenção no Cemitério Santo Antônio motivaram um mutirão de limpeza. Nesta quinta-feira (15), uma leitora do jornal apresentou à redação reclamação sobre a falta de manutenção da necrópole, localizada na estrada homônima, em Porto Velho (RO). Mato alto, acúmulo de lixo, passagens de difícil acesso e jazigos mal conservados compunham a paisagem do sepulcrário de 250 mil metros quadrados. 
 
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) é responsável pela zeladoria do cemitério. Procurado pelo Rondoniaovivo, o secretário executivo Giovanni Marini informou que a pasta está realizando um mutirão no local desde segunda-feira (12) e que a ação deve se estender por 21 dias.
 
Um vídeo postado na rede social TikTok há algumas semanas mostra uma parte do cemitério em que a falta de poda dificultava o acesso aos túmulos e até mesmo a identificação dos jazigos. O Rondoniaovivo registrou a mesma situação em 2025, 2024, 2023 e 2022. A Prefeitura geralmente realizava a manutenção apenas em datas especiais, como o Dia de Finados. 
 
 
A moradora da capital rondoniense Adineide Mendes enfrentou os problemas de abandono na última vez que visitou o túmulo de seu pai, em novembro do ano passado. A Prefeitura havia divulgado material oficial sobre a manutenção do cemitério, mas ela considera que o serviço é insuficiente. 
 
“Todo ano é a mesma coisa. Eles só limpam a frente do cemitério, e sempre foi assim. Mato alto, abandonado”, disse. “Meu pai está enterrado perto de uma árvore. Eles [do serviço de manutenção] podaram a árvore, deixaram cair em cima de alguns túmulos e danificaram. Tem até jazigo aberto. Eles destroem os trabalhos que a gente faz nos túmulos”, declarou. 
 
Adineide também afirma que fez uma reclamação diretamente com um dos trabalhadores do cemitério, mas não obteve retorno. “Eles disseram que iam consertar. Quando voltei lá, estava do mesmo jeito”, diz.
 
O Rondoniaovivo aguarda retorno do titular da Seinfra sobre a situação do túmulo do pai de Adineide e este material será atualizado assim que possível.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS