Governo quer lei para regulamentar manifestações e inibir violência

Governo quer lei para regulamentar manifestações e inibir violência

Governo quer lei para regulamentar manifestações e inibir violência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

O governo anunciou, nesta sexta-feira (14), que vai encaminhar ao Congresso Nacional um projeto para regulamentar manifestações populares. 

De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o objetivo da medida é garantir a segurança dos manifestantes e dos jornalistas que cobrem os protestos e impedir atos “inaceitáveis” de vandalismo. 

— A ideia é fazer uma uma lei equilibrada, sem excessos, afirmada no contexto da democracia brasileira, que não aceita atos ilícitos, que não tolera a violência, mas que garanta a liberdade das pessoas de se manifestar independentemente do conteúdo de suas manifestações.

O anúncio foi feito durante a 53ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, em Aracaju (SE). Cardozo pediu aos secretários de Segurança Pública dos estados que contribuam com o texto do projeto de lei. 

A proposta será encaminhada aos parlamentares em regime de urgência. Segundo o ministro, aqueles que atuam no campo policial serão ouvidos nos próximos dias a fim de aprimorar o texto. 

A elaboração de um documento unificado que defina a atuação das polícias militares em todo o Brasil também foi tema da reunião. Cardozo informou que a proposta não vai desrespeitar a autonomia de cada corporação estadual.

  — O que propomos é uma orientação para atuação das nossas polícias, para que a sociedade saiba como atuam as polícias, os parâmetros e limites da sua atuação. 

Copa do Mundo 

Na reunião também foi discutido o esquema policial que será implantado para garantir a segurança na Copa do Mundo deste ano. 

Cardozo informou que vai se reunir novamente com os secretários de Segurança Pública com o objetivo de ajustar o plano de segurança para o Mundial de Futebol. Há possibilidade de as Forças Armadas serem convocadas para trabalhar em algumas cidades-sede.  

O ministro da Justiça também comentou as denúncias de que manifestantes estão sendo cooptados por partidos políticos para participar dos protestos. Segundo ele, todas as denúncias serão investigadas. 

— À medida em que denúncias de que pessoas, por alguma razão, teriam sido induzidas a atos de violência, isso será investigado pelas polícias competentes. Às polícias cabe investigar. Havendo ilícito, cabe ao Judiciário punir.

Direito ao esquecimento
O FACEBOOK anunciou que dois plugins sociais — o botão "Curtir" e o botão "Comentar" — foram descontinuados desde 10 de fevereiro de 2026.
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Mercado de cassinos no Brasil em 2026

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS