A fragilidade no controle das fronteiras esta mais do que provada e documentada

A fragilidade no controle das fronteiras esta mais do que provada e documentada

A fragilidade no controle das fronteiras esta mais do que provada e documentada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

A Presidência da República lançou o plano estratégico de fronteira em junho de 2011, que tem por objetivo reforçar a segurança e promover ações coordenadas entre as Forças Armadas, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Federal do Brasil (RFB) nas áreas de fronteira.

Além de estabelecer um cronograma de atividades conjuntas, entre outros pontos, o plano possibilitou a realização de grandes operações especiais que tem apresentado resultados importantes.

Uma das principais ações estruturantes que aguarda a regulamentação é a chamada indenização de fronteira. Prevista no Plano Estratégico, a indenização foi criada pela Lei nº 12.855 de 3 de setembro de 2013, após dois anos de muita luta e mobilização no Congresso Nacional das categorias envolvidas com o projeto. Desde a publicação da Lei no Diário Oficial da União, estabeleceu-se um clima de intranquilidade entre os servidores, pois de acordo com a legislação, a regulamentação do pagamento se dará por meio de ato do Poder Executivo que apontará as localidades que serão consideradas para efeito desta indenização.

Quase três meses após a sanção presidencial da Lei, os servidores que lutam nas fronteiras do país seguem sem nenhuma resposta concreta.  Causa mais indignação em saber que os recursos para o pagamento desta indenização estão previstos no orçamento do Executivo que, mesmo assim, tem negado esse direito aos servidores.

A fragilidade no controle das fronteiras esta mais do que provada e documentada. Enquanto o governo estuda e avalia, o crime age.

Presidente da FenaPRF, Pedro Caalcanti.

Presidenta do Sindireceita, Silivia de Alencar.

Presidente da Fenapef, Jones Borges Leal.

Presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue.

Direito ao esquecimento
O FACEBOOK anunciou que dois plugins sociais — o botão "Curtir" e o botão "Comentar" — foram descontinuados desde 10 de fevereiro de 2026.
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS