Quando estavam se dirigindo a Central de Polícia para registro de ocorrência, policiais do GIC – Grupo de Investigações e Capturas foram abordados por um cidadão informando que dois elementos estavam traficando droga na Rua Herbert de Azevedo com Uruguai, no bairro Embratel, por volta das 13 horas da última quinta-feira (27). Rodrigo Afenso Dinalo, 26 anos e Gebson Brito Lopes, 20 anos, foram identificados e conduzidos a Central de Polícia acusados de serem os dois homens que estavam vendendo e comprando droga.
De acordo com o Boletim de Ocorrências registrado na Central de Polícia, os policiais de posse das características dos elementos em uma moto preta Titan 150, localizaram os acusados. Rodrigo já paga pena pelo art. 12, na Colônia Penal e tentou evadir-se do local, mas logo foi abordado perto do outro Gebson e, na revista encontrado no bolso do segundo, dois invólucros de substância entorpecentes e próximo a eles, mais 17 invólucros de substancia entorpecente dentro de um frasco plástico.
Disseram os policiais que na Central de Polícia, o telefone celular utilizado por Rodrigo tocou várias vezes. Um policial atendeu e, do outro lado da linha alguém solicitava 50 trouxinhas para levar no "hotel". Rodrigo falou que o "hotel" era a Colônia Penal. Rodrigo ameaçou o comparsa dizendo que se ele não assumisse a droga, quando chegasse ao presídio ele o matava.