DEBATE: PVH vai sediar a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho

O encontro ocorre nos dias 17 e 18 de setembro, e etapa nacional será em março de 2026 em São Paulo

DEBATE: PVH vai sediar a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
1 pessoas reagiram a isso.
A etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT) em Rondônia, será realizada nos dias 17 e 18 de setembro, na sede da Ordem dos Advogados de Rondônia, em Porto Velho. O evento é coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e será um espaço democrático e tripartite que reúne representantes de trabalhadores, empregadores e governo para construir, de forma coletiva, diretrizes voltadas à promoção do trabalho decente no Brasil. 
 
As etapas estaduais acontecem em todo o país até 12 de dezembro de 2025, e a etapa nacional será realizada em março de 2026, em São Paulo. As conferências estaduais recolhem propostas que, após consolidadas, serão debatidas na plenária nacional.  Inscrições podem ser feitas no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSePUa0gyGjaSuVYhy7HZ8S0awCyuBac9A_mQdYdPrVzSEbkVw/viewform.
 
Com população de 1,8 milhão de habitantes, Rondônia registrou no 1º trimestre de 2025 uma força de trabalho de 856 mil ocupados e baixa taxa de desocupação (3,1%), mas com alta informalidade (48,1%). A economia estadual, com PIB de R$ 58,17 bilhões (0,65% do nacional), é impulsionada sobretudo pelos serviços (64,2% do Valor Adicionado) e pela agropecuária (20,7%). A renda média do trabalhador (R$ 3.011) é inferior à média nacional, refletindo desafios como a baixa taxa de formalização (51,9%) e desigualdades de gênero e raça.
 
“As etapas estaduais são fundamentais porque trazem para o centro da conferência a diversidade local e regional do país, garantindo que as propostas reflitam as realidades locais e fortaleçam o processo nacional de construção coletiva do trabalho decente”, afirma o Secretário de Relações do Trabalho do TEM, Marcos Perioto, que coordena a comissão executiva da II Conferência Nacional do Trabalho.
 
"Valorizar o emprego formal e a qualificação profissional fortelecem a economia local e regiona", disse Tereza Santos, sup. do Min. do Trabalho em RO
 
 
De acordo com a superintendente regional do Trabalho em Rondônia, Tereza Janete Córdova Santos, as questões relacionadas ao tema são decisivas para o desenvolvimento de Rondônia. “Valorizar o emprego formal e estimular a qualificação profissional significa não apenas gerar renda, mas também fortalecer a economia local e regional. A Conferência é uma oportunidade para que Rondônia contribua com sua experiência e desafios, garantindo que as políticas públicas nacionais tenham como base as realidades vividas pela população do nosso estado”, declarou.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS