A incidência de casos confirmados de contaminação pelo Zika Vírus no município de Vilhena no período de dois anos para cá,
levou a Prefeitura a adotar medidas preventivas, por meio de campanhas educativas, para alertar as mulheres em período de gestação sem relação aos riscos e conseqüências da contaminação pelo vírus.
Nesta sexta-feira (27), será realizado pit stop na Avenida Major Amarante esquina com a Marques Henrique, entre 08hs e 10hs. Além dos panfletos, o Municíupio está distribuindo repelentes.
Para se ter ideia do crecimento, em 2005 foram registradas duas notificações, com um caso confirmado laboratorialmente. Porém, ano passado (2016), os registros saltaram para 420 notificações, com 272 confirmações laboratoriais, sendo que destas trinta e quatro são gestantes.
Também há registro de um caso de morte de bebê por Microcefalia confirmada – só não se sabe se a mãe estava contaminada com o Zika – além de um natimorto e um recém-nascido falecidos, cujas mortes estão sendo investigadas pela ANVISA em virtude da suspeita de porte da anomalia. “Não é um problema criado pela nossa gestão, mas é nossa responsabilidade enfrentar e reverter este quadro”, disse a prefeita Rosãngela Donadon.