Professor da Uniron vai apresentar artigo sobre a imigração haitiana em Reunião Equatorial de Antropologia

Professor da Uniron vai apresentar artigo sobre a imigração haitiana em Reunião Equatorial de Antropologia

Professor da Uniron vai apresentar artigo sobre a imigração haitiana em Reunião Equatorial de Antropologia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Geraldo Castro Cotinguiba, professor da Uniron, será o representante de Rondônia em um dos eventos mais importantes da antropologia do Norte/Nordeste do país, a V Reunião Equatorial de Antropologia (REA) e XIV Reunião de Antropólogos Norte e Nordeste (ABANNE). O evento acontece entre os dias 19 e 22 de julho na cidade de Maceió (AL). O docente apresentará um artigo com o tema “Dyaspora: A Importância da Família no Processo Migratório Haitiano para o Brasil”.

O estudo trata sobre processos e evoluções da migração, em especial na região Norte, e será apresentado no grupo de Circulação de Pessoas, Objetos e Técnicas no Caribe, nas Guianas e na Amazônia, uma das temáticas atribuídas no encontro para tratar sobre cultura, movimentos sociais e antropologia moral.
O trabalho faz parte de um projeto mais amplo, que Geraldo vem desenvolvendo desde 2011 e que já rendeu outros frutos, como a publicação de artigos científicos e relatórios de pesquisa, além de três livros inéditos para o ensino da língua portuguesa para imigrantes. Outros três artigos já se encontram prontos para publicação até o final deste ano, somando um total de mais de 10 trabalhos realizados no mesmo segmento.
Para Geraldo, a aceitação do projeto é motivo de honra. “A vontade, agora, é poder estender a questão da pesquisa, nessa área, de forma que os alunos sejam, também, contemplados”, disse ele, que já vem trabalhando, dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniron, grupos de estudo sobre o tema,  a fim de incentivar a produção científica.
“A intenção formar uma equipe de pesquisadores na Instituição. Se tudo der certo, vincularemos o nome da Uniron à produção científica no Brasil e, por que não, no mundo, pois nossos trabalhos já são conhecidos na América Latina, Caribe e Estados Unidos. O próximo passo é escrever e publicar em inglês, para que a difusão seja maior”, planeja o professor e pesquisador.
Geraldo Cotinguiba é vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Migração, Memória e Cultura na Amazônia Brasileira – MIMCAB, em parceria com sua esposa, também professora, a doutora Marília Lima Pimentel Cotinguiba. Na Uniron, ministra as disciplinas de Homem Cultura e Sociedade (Contábeis/Engenharia Civil/Arquitetura) e Metodologia Científica (Fisioterapia)
Sobre o evento:
As Reuniões de Antropólogos Norte e Nordeste – ABANNE – tiveram início em 1985, em caráter bianual, onde surgiu, também, a Reunião Equatorial de Antropologia – REA. Hoje, a REA/ABANNE se configurou em um único evento trazendo reflexões em nível regional (com a participação de instituições do eixo Norte/Nordeste), bem como em nível internacional (com a participação de instituições da Região Equatorial), proporcionando a troca de conhecimentos e experiências, tanto no avanço da antropologia implicada com tais temáticas, quanto a produção e a partilha de novos instrumentos de poder, no diálogo com grupos sociais e suas lutas pelo reconhecimento de diferenças políticas e pelo combate às desigualdades.
Sediada pela primeira vez em Alagoas, a V REA e XIV ABANNE, será organizada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT).  O tema escolhido para o evento, “Direitos Diferenciados, Conflitos e Produção de Conhecimentos” coloca em evidência algumas especificidades da pesquisa e do ensino de antropologia no estado.
Para conhecer os trabalhos, acesse o link: Blog para divulgação das pesquisas http://leounir.blogspot.com.br/
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS