Profissionais de saúde são capacitados pela Semusa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realiza nesta semana, de 02 a 06 de março, no hotel Rondon Palace, o Curso Básico de Vigilância Epidemiológica (CBVE) para 50 profissionais de saúde, tanto do quadro municipal quanto de servidores da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa). Organizado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Semusa (DVEA), o evento tem o objetivo de capacitar os profissionais para ações de vigilância em saúde nas unidades.
.jpg)
Segundo a diretora do DVEA, Régia Pacheco, o curso busca revisar conceitos e elaborar novos a respeito dos processos que envolvem o trabalho de vigilância em saúde, destacando a importância de se trabalhar com notificações de doenças e registro de todas as atividades de rotina, resultando assim em indicadores necessários para o norteamento de diversas ações preventivas. Entre as principais medidas impactadas estão as de saúde coletiva, vigilância sanitária e vigilância ambiental. Todo o conteúdo é adequado ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE).
O curso, que terá sua segunda etapa entre os dias 23 e 27 de março, é ministrado por 7 técnicos da Semusa para enfermeiros, técnicos de enfermagem, biólogos e outros profissionais que trabalham tanto em Unidades de Saúde da Família (USF) quanto em terminais de média e alta complexidade, como Maternidade, Samu, UPAs e centros de atendimento especializado (CRSM, CEM e SAE), além de setores da Agevisa. Cada um terá a responsabilidade de repassar os conhecimentos obtidos a seus colegas de trabalho, agindo como multiplicadores da vigilância epidemiológica em saúde.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!