Evento da Fiocruz ocorreu nos dias 12 e 13 de setembro no auditório da Embrapa Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Fiocruz Rondônia realizou nos dias 12 e 13 de setembro a XXI Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC), no auditório da Embrapa Rondônia. O evento teve o objetivo de proporcionar uma oportunidade para a exposição e discussão de trabalhos de bolsistas de iniciação científica.
Foto: Alexandre Almeida
Dos alunos que apresentaram trabalhos na quinta e sexta-feira: 13 ingressaram na Fiocruz por meio do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) cedido pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e outros quatro pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), sendo avaliados por uma banca de pesquisadores, concorrendo nas categorias: Iniciantes, Projetos em Andamento e Estagiários CIEE.
Na categoria Estagiário CIEE, o aluno Daniel Sol Medeiros ficou com o primeiro lugar, enquanto que Jessica Felix ficou com a segunda colocação. Na categoria Iniciantes, Ana Paula de Azevedo dos Santos terminou com a primeira posição e Flávia Aparecida Menezes Carneiro ficou em segundo. Já na categoria Projetos em Andamento, em primeiro lugar ficou a acadêmica Silvana Dantas da Silva, seguida pela aluna Diana da Silva Butzke.
Além de ter conquistado a primeira colocação na categoria Projetos em Andamento, Silvana Dantas da Silva foi presenteada com uma viagem para representar o estado de Rondônia no encerramento da RAIC 2013, que ocorrerá no período de 14 a 16 de outubro no Rio de Janeiro (RJ). A acadêmica apresentou o projeto "Avaliação Microbicida de L-Aminoácido Oxidase Isolada do Veneno de Calloselasma rhodostoma", sendo orientada pelo professor Andreimar Soares,
Orientados por pesquisadores da Instituição, os bolsistas têm a oportunidade de conhecer o ambiente de ciência e de participarem de projetos importantes que enriquecem o aprendizado pessoal e coletivo. Para a coordenadora da RAIC Rondônia e Vice-Diretora de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz Rondônia, Carla Freire Celedônio Fernandes, os trabalhos surpreenderam pela qualidade. “Esse trabalho reforça a importância da iniciação científica para o desenvolvimento do nosso país”, ressaltou.
Para o Diretor da Fiocruz Rondônia, Ricardo Ferreira, aos poucos a Instituição tem conseguido ampliar a equipe com a presença de bolsistas. “Fiquei satisfeito com os resultados apresentados nas apresentações e agradeço a Embrapa pelo espaço cedido para a realização deste evento. A partir do ano que vem pretendemos dar uma nova temática ao evento fazendo com que o nosso bolsista tenha uma visão geral do laboratório para a unidade, facilitando uma visão ampla da pesquisa e da ciência”, destacou.
Segundo o chefe-geral da Embrapa Rondônia, César Teixeira, é uma satisfação receber um evento da Fiocruz na sede da empresa. “São instituições que têm muitas áreas de interesse em comum. É uma satisfação e uma obrigação estarmos abrindo as portas para a Fiocruz. Muitos de vocês (alunos) que, se sonharem e acreditarem, poderão estar comandando esse país”, acrescentou.
Já para o Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, o crescimento de um país passa pelo investimento na educação. “Agregação de valores só se faz com parceiros e vai nos fazer fortes quando passarmos a integrar. Temos que entender que a ciência além de bela também seja funcional e este é o intuito da RAIC, para que vocês conversem entre si e troquem ideias e experiências”, finalizou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!