Deroche revitalizado é opção de lazer para a família portovelhense

Deroche revitalizado é opção de lazer para a família portovelhense

Deroche revitalizado é opção de lazer para a família portovelhense

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Localizado na região central da Capital, o Complexo Poliesportivo Deroche Pequeno Franco há anos vivia em situação de total abandono, mas essa triste realidade começou a mudar, graças ao Governo da Cooperação, que iniciou no mês de janeiro a reestruturação do espaço. Agora, totalmente revitalizado, o governador Confúcio Moura entrega, nesta sexta-feira (8), às 8h, a mais nova opção de lazer e práticas esportivas para a população de Porto Velho.

Com investimentos de cerca de R$ 100 mil, o Complexo está de cara nova, contando com calçadas, alambrados, pista de caminhada, quadras e arborização, além da instalação de lixeiras em pontos estratégicos para ajudar na conservação da limpeza do local. A parte elétrica foi toda recuperada, e o ambiente ganhou nova iluminação, o que facilita a prática esportiva no período noturno.

“Com o Deroche revitalizado e bem estruturado, tendo acesso ao esporte de qualidade como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de risco social. O Governo da Cooperação tem investido nas práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral, bem como oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade”, diz o governador Confúcio Moura.

Um dos espaços preferidos da garotada, o campo de futebol, recebeu um novo gramado, e está prontinho para ser utilizado pela comunidade.

Academia ao ar livre

Uma novidade do Deroche, que promete movimentar ainda mais os frequentadores, é a academia ao ar livre, que foi instalada no Complexo e permite a realização de exercícios físicos mais específicos e de forma gratuita, além de ser ideal, principalmente, para a terceira idade.

“Agora vou utilizar o espaço. Antes, eu não frequentava pela situação precária. Conheci a academia ao ar livre do Parque da Cidade, e gostei, mas ficava muito longe. Agora, teremos uma academia pertinho de casa. Eu e minha família estamos ansiosos para utilizar o espaço”, comentou a moradora Selma Teixeira.

A academia conta com aparelhos de alongamento, fortalecimento e melhora da função cardiorrespiratória. “As pessoas beneficiadas com esses equipamentos e que praticam atividades físicas, conseguem melhorar a qualidade de vida. Esporte é sinônimo de Saúde”, informa o governador Confúcio Moura.

A academia é fruto de uma parceria entre governo do Estado e prefeitura de Porto Velho. Para a correta utilização dos aparelhos, no espaço há uma placa com instruções para a correta realização de cada exercício.

Mais segurança

Um local escuro, abandonado e cheio de mato se torna propício para a ação de criminosos e deixa em alerta a população, assim era o Deroche, uma

triste imagem que fica para trás e que começa a ganhar vida e cores. “Eu estava decidido a parar de utilizar o espaço pela falta de iluminação. O local abandonado servia de abrigo para marginais”, conta o aposentado Olindo Vanzela que frequenta o espaço há anos.

“Eu estava ficando triste, pois sei o bem que a atividade física faz, além disso, essa é uma opção de lazer para mim. Mas agora, estou feliz, a obra está excelente. A equipe está de parabéns pela renovação do Deroche, os usuários que tinham parado de utilizar o espaço irão voltar”, explica o aposentado.

Esporte é saúde

Como médico, o governador Confúcio Moura reconhece a importância da prática esportiva na vida da população, por isso seu empenho em reformar praças, parques e ginásios, a começar por Porto Velho.

O stress, agente propício para causar uma das enfermidades que promete ser, ao longo do tempo, uma das mais incapacitantes do trabalhador, pode ser prevenido ou combatido com a prática esportiva.

Uma caminhada, algumas pedaladas ou outro exercício que movimente e revigore os músculos imobilizados em muitas atividades profissionais pode contribuir com a conquista de alguns anos de vida a mais e com melhor qualidade de vida.

Ressocialização

Gerando economia aos cofres públicos, a revitalização do Deroche contou com uma equipe de 50 pessoas formada por reeduncados participantes do convênio entre a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e a Coordenadoria Geral de Apoio ao Governo (CGAG), que visa reinserir os apenados no contexto social, e funcionários do Departamento Estadual de Obras e Serviços Públicos (Deosp). “Nós acreditamos que a ressocialização dos detentos é a principal ferramenta para conseguirmos reduzir o número populacional das unidades”, explica o secretário da Sejus, Fernando Oliveira.

“Os trabalhos foram realizados com recursos do próprio Estado e optamos, também, por utilizar a mão de obra dos reeducandos, assim, cooperamos com a ressocialização. É muito importante contar com esta mão de obra para a recuperação do espaço esportivo e ao mesmo tempo oferecer uma oportunidade de redução do período de internação dos presos que mostram bom comportamento e já cumpriram parte do tempo de reclusão. Para cada dois dias trabalhados, os apenados ganham um dia de liberdade”, informou o coordenador geral de Apoio à Governadoria, Waldo Alves.

História

Em funcionamento desde 1991, o nome do Complexo é uma homenagem ao  maranhense Deroche Pequeno Franco que chegou a Porto Velho em 1910 com o sonho de vencer na Amazônia.

Deroche foi um dos pioneiros de Rondônia e contribuiu para o desenvolvimento do Estado, trabalhando na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e na construção da sede do governo, o Palácio Presidente Vargas.

Localização

O Deroche está localizado ao lado do Ginásio Cláudio Coutinho, nas avenidas Pinheiro Machado e Presidente Dutra, no bairro Nova Caiari.

Conserve

Todo cidadão merece ter acesso ao esporte e lazer, mas é preciso ajudar na conservação do local. “Precisamos da cooperação de todos. Vamos manter esse espaço revitalizado. Não jogar lixo no chão, não pinchar, não utilizar o espaço de forma incorreta. Qualquer ação deve ser denunciada”, alerta a secretária da Secel, Mara Alves.

A revitalização do espaço é responsabilidade da Coordenadoria Geral de Apoio à Governadoria, com apoio do Deosp e da Secretaria de Estado dos Esporte, da Cultura e do Lazer (Secel). O Complexo é administrado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

 

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS