Representantes dos sindicatos e as entidades que fizeram parte da Caravana da Transposição dos Servidores, em Brasília, estiveram na manhã desta quarta-feira (20), na Assembléia Legislativa para agradecer o apoio que receberam da Casa de Leis durante todo o movimento e apresentar um balaço das conquistas. Os sindicalistas destacaram ao presidente da ALE, Hermínio Coelho, a importância da ida a Brasília, pois segundo eles os documentos estavam parados e as reuniões na Capital Federal, fizeram com que o processo fosse retomado.
O presidente da CUT Itamar Ferreira destacou que a movimentação em Brasília serviu para fazer pressão nos órgãos responsáveis e estabelecer prazos para a apresentação do parecer técnico, pela Advocacia Geral da União e da instrução normativa, pelo Ministério do Planejamento. “A comissão conseguiu três reuniões importantes no mesmo dia. Tenho certeza que isso foi por conta da unidade entre as entidades que conseguiram levar um número expressivo de servidores para Brasília”, ressalta.
Manoel Rodrigues, presidente do Sintero, agradeceu o apoio dado pela ALE e afirmou que desde o início do processo de transposição os servidores ainda não tinham contado com total apoio dos deputados. Disse ainda que a parceria com os parlamentares fortalece o movimento dos servidores e será fundamental para as próximas etapa da luta.
Entrevista
No início da manhã, Itamar participou do programa “A Bronca é sua. A ajuda é nossa.”, da rádio Caiari, para contar os avanços obtidos em Brasília e responder aos questionamentos dos ouvintes. O presidente da CUT falou sobre documentos, prazos e as futuras ações a serem realizadas, caso o que ficou acordado na Capital Federal não aconteça, entre elas o fechamento das Usinas do Madeira. Segundo Itamar, uma comissão deve ir a Brasília na próxima segunda-feira, para acompanhar o processo e a publicação da instrução normativa, pelo Ministério do Planejamento.