Os fatos ocorreram, quando os apenados Raphael T.C.,, vulgo “Pezão” e Romildo F.O vulgo “Valzinho”, saíram da unidade prisional na última terça-feira 22/05/12.
Já na quarta-feira 23/05/12, ocorreu um furto a um estabelecimento comercial (conforme consta na Ocorrência nº 582/2012-AO). Neste furto os policiais civis da Delegacia de Alvorada do Oeste, notaram que o “modus operand” era o mesmo praticado por Raphael e Romildo.
Em seguida foi registrada a ocorrência de nº 583/2012-AO onde “Pezão”, “Valzinho” e Rissibergson S., foram vistos em local e hora inapropriados, o que fez mais uma vez aumentar as suspeitas sobre os suspeitos anteriormente citados.
Então no sábado dia 26/05/12, elementos tentaram entrar na loja O Boticário (conforme ocorrência 595/2012-AO), porém registrada somente como danos, mas em análise aos fatos os policiais notaram que se tratou realmente de tentativa de furto.
Seguindo em suas ações, “Pezão” e “Valzinho”, praticaram ainda outra tentativa de furto, no qual tiveram que empreender fuga, e conseguiram êxito em furtar uma residência (este fato foi registrado sob o nº 598/2012-AO), de onde levaram dinheiro e uma arma e passaram a praticar outros crimes dentre os quais um roubo a pessoa (como dita a ocorrência 597/2012-AO).
Como a Polícia Civil e Polícia Militar já estavam no encalço deles, os acusados decidiram fugir, ocasião em que foram presos e grande parte dos objetos furtados foram recuperados, a bicicleta objeto do roubo, foi localizada somente hoje (28/05/12).