VIAJANDÃO - Em meio ao caos na saúde e acusação de superfaturamento, Roberto Sobrinho passeia na Europa

Quando voltar, o prefeito do PT terá que explicar o superfaturamento de preços de materiais de construção e cumprir uma missão delegada pelo governador Confúcio Moura. CUIDAR DA SAÚDE DE PORTO VELHO

VIAJANDÃO - Em meio ao caos na saúde e acusação de superfaturamento, Roberto Sobrinho passeia na Europa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
 
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), está completamente alheio à crise no setor de saúde no município, que, segundo os especialistas, teria a incumbência de construir um pronto socorro municipal para desafogar o Hospital João Paulo II. O prefeito petista também não se pronunciou – nem mandou sua assessoria se pronunciar – sobre o escândalo de superfaturamento de preços de materiais para obras detectado pelo Tribunal de Contas de Rondônia.
Roberto Sobrinho e a primeira dama do município estão de férias na Europa, segundo informações da Prefeitura. O prefeito está na Itália, possivelmente visitando cidades como Roma, Veneza, Florença e Alexandria, entre outras, onde poderá conhecer atrações turísticas como o Castelo Sforzesco, o Palazzo Corsini allá Lungara, o Muzseo nazionale del Risorgimento italiano, a Villa Durazzo –Pallavicini, além de muitos outros locais históricos da Itália, não esquecendo de dar uma esticada nas praia do Mediterrâneo, como San Lorenzo a Marzamemi e também a de Verdicari – ambas, segundo os experts no assunto, de “areia finíssima e de cor clara, limpa e com água do mar de cor azul e límpida”.
SUPERFATURAMENTO Quando voltar ao Brasil o prefeito de Porto Velho deve enfrentar alguns embaraços e aborrecimentos. É que ele e seu secretário de Administração, Joelcimar Sampaio da Silva, estão sendo acusados de envolvimento num escândalo de superfaturamento de preços de materiais para obras no município.
O Tribunal de Contas do Estado constatou a existência de indícios de danos aos cofres públicos no valor de R$ 87.534,50 praticados pelo prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), em razão de superfaturamento nas aquisições provenientes do registro de preços 001/06 (manilhas, tampas de caixa de passagem, meio-fio e sarjeta).
O conselheiro Edilson Silva, relator do processo no TCE, determinou que Roberto Sobrinho seja notificado a se defender, no prazo de 45 dias, para garantir que seja exercida a ampla defesa e o contraditório.
CAOS NA SAÚDE
De féria na Europa, Roberto Sobrinho não teve que se encontrar com a equipe enviada pelo Governo Federal a Porto Velho e a outros municípios rondonienses para fazer uma avaliação do setor de saúde a fim de que sejam tomadas medidas emergenciais.
No entanto, sem consultar Roberto Sobrinho, o governador Confúcio Moura resolveu delegar ao prefeito de Porto Velho algumas atribuições na saúde para tentar debelar a crise no setor.
É uma missão simples, mas não se sabe se o prefeito está disposto a cumpri-las. Confúcio, como sempre, passou a missão pelo seu blog, e esta, em resumo, consiste no seguinte: “SAMD - Serviço de Atendimento Médico Domiciliar - trata-se de um serviço médico para atendimento domiciliar, municipio de Porto Velho, criado inicialmente pelo Estado para cuidar de pacientes que estejam internados no Pronto Socorro e que tem condições de serem cuidados em casa. Este modelo foi criado em Brasília no Hospital de Sobradinho devido a superlotação do Hospital e que foi crescendo e hoje é grande e organizado. Por se tratar somente do Município de Porto Velho deverá ser trabalhado e assumido pelo município com a cooperação do Estado. Enfim, visa a prestar atendimento personalizado, humanizado, com a família como base para ser o cuidador principal. A equipe é multidisciplinar e além de cuidados paliativos tem condições de cumprir a prescrição médica”.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS