Um convênio firmado entre a Prefeitura de Rolim de Moura e o Governo Estadual estabeleceu a volta da Polícia Militar à fiscalização do trânsito na cidade. Assinado na tarde de terça-feira, 29, ele garantirá um policiamento ontensivo para fiscalização do trânsito. A parceria foi formalizada no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – SEMAM.
A partir desta formalização, a Polícia Militar do Estado de Rondônia executará a fiscalização de trânsito, autuação nas infranções e adoção de medidas administrativas. Desta forma, os condutores que forem flagrados desrespeitando as normas determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estarão sujeitos à multas e apreensão do veículo.
Durante a solenidade de assinatura, estiveram presentes: o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Lauri Guillande, o comandante do Corpo de Bombeiros, Aspirante Oficial Bm. Constantino, o chefe da Ciretran de Rolim de Moura, Derli Arnaldo Tavares, o vereador Rodnei Paes, o presidente da Câmara de Vereadores, João Rossi Jr e diversos secretários do município.
Para o prefeito, Sebastião Dias Ferraz – Tião Serraia, o convênio com a polícia militar trará mais segurança aos que trafegam pelas ruas de Rolim de Moura. “Com este contingente nas ruas, a população terá mais segurança para trafegar pelas vias da cidade, esta medida já se fazia necessária nos ultimos anos, quando o índice de acidentes veio a subir de forma significativa. Sendo assim, haverá um maior controle no tráfego, preservando e mantendo a ordem, segurança e fluidez do trânsito, como acontecia em meu mandato anterior”, disse Serraia.
Segundo Edimilson Matos Cândido, secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Desenvolvimento Econômico – SEMPLADE, um plano de ações administrativas deverá ser aplicado nos próximos dias, como a colocação de lombadas, placas de sinalização, bem como outros meios que viabilizem melhores condições de trafegabilidade. O convênio prevê um repasse para o Estado de R$ 24 mil, em 12 parcelas iguais. O recurso será utilizado pelo Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento da Polícia Militar do Estado de Rondônia – FUMRESPOM, com o objetivo de atender as necessidades da execução do convênio. A parceria tem a vigência de 12 meses, contando a partir da data de assinatura, podendo ser renovado pelo mesmo período.