AGRICULTURA - Aproveitamento da mandioca gera renda no meio rural

Planta nativa do Brasil, a mandioca é uma das culturas mais importantes para a economia brasileira. Segundo fontes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos mais de cinco mil municípios, aproximadamente 85% cultivam a mandioca. Estima

AGRICULTURA - Aproveitamento da mandioca gera renda no meio rural

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Planta nativa do Brasil, a mandioca é uma das culturas mais importantes para a economia brasileira. Segundo fontes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos mais de cinco mil municípios, aproximadamente 85% cultivam a mandioca. Estima-se que mais de dois milhões de hectares de área plantada são dedicados à mandiocultura.
Um estudo realizado em 2008, em parceria entre Sebrae, Emater e Embrapa, aponta a existência de cerca de 30 mil hectares de plantio de mandioca em Rondônia. Além de incrementar a economia local a raiz é um dos mais importantes alimentos para o homem e para os animais.
Com base nesses dados a equipe da Emater, em Jaru, realizou um curso de Aproveitamento da Mandioca para mulheres agricultoras familiares. “Os objetivos são incluir essas mulheres no processo de agroindustrialização e comercialização da produção”, diz a extensionista Newmann Britto.
As agricultoras participantes estão inseridas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O processamento da mandioca, além de agregar valor ao produto contribuirá com a geração de renda e oportunidade de trabalho o meio rural.
Durante o curso Newmann levou às participantes, receitas de pratos preparados à base de mandioca como: doces, bolos incrementados com queijos, coco, castanhas, suflê, pãezinhos e rosquinhas. A novidade ficou por conta do brigadeiro e do suco à base de mandioca. “Estas receitas fogem um pouco do consumo habitual, comenta a extensionista”.
Da mandioca tudo se aproveita, da raiz à casca, inclusive a folha. Esta última, rica em rica em proteína, vitamina A, ferro, cálcio, vitamina C, além das vitaminas B1, B2, Niacina e de minerais e fósforo. “As pessoas que vivem aqui no Norte do Brasil, têm o costume de utilizar as folhas de mandioca junto com outros alimentos, mas é preciso tomar cuidados no processamento correto para eliminar os tóxicos contidos nas folhas e garantir o bom uso sem correr riscos à saúde”, explica Newmann.
Ao final do curso todas as participantes receberam apostilas contendo as receitas dos derivados da mandioca e um folheto explicativo sobre como diminuir o ácido cianídrico das folhas da mandioca.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

SOCIEDADE FOGÁS LTDA

SOCIEDADE FOGÁS LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS