Encerra no dia 7 de maio as inscrições para a 5º Edição do Prêmio Educar para Igualdade Racial. Essa é uma iniciativa do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é parceira do programa que é direcionado às escolas públicas e privadas. O foco do prêmio é incentivar a cultura colaborativa dentro da temática das questões raciais e premiará os melhores projetos em torno das práticas de valorização étnico-racial.
“Através deste prêmio são identificadas, difundidas e reconhecidas as práticas pedagógicas e de gestão escolar, vinculadas à temática étnico-racial, na perspectiva da garantia de uma educação de qualidade para todos”, explicou a Secretária da Seduc Irany Freire.
A secretária acrescentou ainda que a Seduc vem aprimorando ainda mais as ações de combate ao racismo e da valorização da diversidade étnico-racial dentro das escolas. “E os resultados são cada vez mais positivos”, disse.
O prêmio é reconhecido pelo MEC como uma das principais ações realizadas pela sociedade civil para promoção da igualdade étnico-racial na educação. Também é considerado como importante instrumento para implementação da Lei Federal 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afrobrasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio brasileiros.
O prêmio está dividido em duas categorias: professor e escola. Em cada uma delas, podem concorrer trabalhos em uma das seguintes modalidades: educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais e ensino médio. Em cada modalidade serão premiados dois professores, com R$ 5 mil cada, e duas escolas, com R$ 10 mil cada uma. As inscrições podem ser feitas no site www.ceert.org.br.