Recursos repassados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), através da Coordenação Regional de Rondônia (Core-RO) possibilitam a ampliação da rede de esgoto no município de Guajará-Mirim. As obras serão inauguradas hoje (10), às 10 horas, com presença do coordenador da instituição no estado, Josafá Piauhy Marreiro.
O investimento de mais de R$ 2 milhões repassado pela Funasa, através de convênio com a prefeitura de Guajará-Mirim vai beneficiar moradores da região central da cidade, onde ocorreu aumento do número de residências ligadas à rede coletora de esgoto. Os recursos também possibilitaram a construção de uma estação elevatória e a instalação da tubulação que leva todo o resíduo recolhido até estação de tratamento.
Estas obras modificam a realidade do saneamento básico no município além de aumentar o número de pessoas atendidas. Daniele Medeiros, moradora do bairro Cristo Rei, que já está utilizando da rede de esgoto, disse que após receber orientações sobre o novo serviço, construiu na sua casa a caixa de gordura, visando evitar o entupimento da rede. “Estou contente com a realização desse trabalho, não tenho duvidas de que vá continuar trazendo melhorias em nossa qualidade de vida”, afirmou.
Para Leonilda Ferreira, que reside no bairro São José, as obras vão melhorar a saúde da sua família e diminuir a poluição do local. Segundo ela, o fato de ter sido contemplada com a coleta de esgoto, significa melhoria para sua minha família e para cidade.
Vale ressaltar que esta é a segunda ação, na área de saneamento, financiada pela Funasa, em Guajará-Mirim. Outro convênio firmado entre a instituição e a prefeitura viabilizou recursos que foram aplicados na construção de lagoa e estação de tratamento e laboratório de análise da água, instalado nas dependências da Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd).