A prefeitura de Cacoal, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho – SEMAST entregou na manhã desta quinta-feira, 25, as chaves das 38 unidades habitacionais que foram construídas no Bairro Jardim Limoeiro.
De acordo a Secretária Bela Borghi, o intuito da parceira e construção é antes de tudo a urbanização dos bairros. “As casas são fundamentais, é uma garantia de vida melhor para os moradores, porém o prefeito Padre Franco Vialetto (PT) tem como meta de sua administração a urbanização de todos os bairros, para que a obra fique mais completa”, assegurou.
O processo de escolha das famílias beneficiadas obedeceu a vários critérios, haja vista que no cadastro da SEMAST tinha 145 famílias inscritas e somente foram beneficiadas nesse primeiro momento 38, sendo que as escolhidas foram as que mais precisavam.
Os critérios das escolhas obedeceram à entrevista técnica social, visitas através da equipe de assistente social, porcentagem de pessoas deficientes, números de filhos, famílias que residiam anteriormente em casas construídas em áreas condenadas pelo Plano Diretor, entre outros.
Na solenidade de entrega, as famílias que receberam as casas estiveram presentes. Para Maria de Fátima Oliveira, a tão sonhada casa própria foi realizada. “Antes eu morava em uma casinha de taipa alugada e sofria muito com a dificuldade. Agora vou morar aqui juntamente com quatro pessoas e estou muito feliz”, argumentou.
A maioria dos secretários municipais esteve presente na entrega, que teve a parceria do SAAE, Secretaria de Planejamento, Obras e Indústria e Comércio. De acordo com o Secretário de Planejamento, Marcélio Viana da Silva, outros projetos de habitação estão em andamento em Cacoal, destacando a construção de 105 casas populares no Loteamento Morada Digna, que deve começar a ser construído no próximo mês e ainda cerca de 200 casas do “Projeto Minha Casa, Minha Vida”.