Médicos e enfermeiros da região de Ji-Paraná participaram, na última sexta-feira (22), de uma capacitação sobre os perigos da gripe suína. A palestra foi ministrada por técnicos do Cemetron de Porto Velho, no auditório da I Gerência Regional de Saúde (I GRS).
De acordo com o coordenador da I GRS, João Alexandre Pereira, este evento tem a finalidade qualificar os participantes para uma emergência. “Caso apareça um caso de gripe suína na região os médicos e enfermeiros estão preparados para tomar todos os cuidados necessários e oferecer um atendimento correto ao paciente”, destacou.
Gripe suína
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1, que contém material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.
Transmissão
Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contato com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto, em que a transmissão está sendo feita da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.
Sintomas
Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.
Tratamento
Quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: www.saude.gov.br
Prevenção
A prevenção deve ser feita com máscaras, lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente entre outros.