Na manhã desta terça-feira (10/02) o ex-ministro Paulo Haddad e sua equipe foram recepcionados pelo secretário de Estado do Planejamento, João Carlos Gonçalves Ribeiro, durante visita ao canteiro de obras de construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. Eles estavam acompanhados pelo gerente de Relações Institucionais da Odebrecht, Valdemar Camata. O ex-ministro veio a Rondônia para conhecer suas potencialidades e discorrer sobre a crise econômica mundial e seus reflexos.
Durante a visita, o gerente explicou sobre o andamento das obras e seus investimentos. “Este canteiro tem apenas quatro meses de obras. São mais de quatro mil funcionários e até o final do ano que vem teremos um montante de nove mil”, informou Camata. Ele enfatizou ainda que a mão de obra é composta por pessoas da região, capacitadas pelo programa Acreditar, que foi concebido e implementado pela Odebrecht em parceria com o Governo de Rondônia.
De acordo com o secretário do Planejamento, a vinda do ex-ministro a Rondônia é de extrema importância, pois isso mostra que o estado está conseguindo driblar a crise e servindo de espelho para os demais. “Enquanto os estados brasileiros sofrem com a crise econômica, Rondônia segue em frente realizando grandes investimentos e diversificando sua economia, graças as suas potencialidades!”, avaliou o secretário João Carlos.
Para o ex-ministro, mesmo com o impacto ambiental que as usinas irão ocasionar, o retorno será mais significativo. “Com a construção das usinas de Santo Antônio e Jirau teremos geração de emprego e renda, aumentará o fluxo de compras locais e da base tributária, como também a ampliação das oportunidades de investimentos no estado, especialmente na capital”, avaliou.
Dando sequência à visita ao estado, na tarde desta terça-feira o ex-ministro e sua equipe agendaram uma visita ao município de Machadinho D`Oeste, acompanhados pela gerente de Desenvolvimento de Políticas Públicas da Seplan, Maria Dolores da Costa. A comitiva irá conhecer o potencial de produção de biodiesel na região, projeto da iniciativa privada que está sendo implantado com incentivo do Governo do Estado.