Colorado do Oeste é um dos três municípios a ter votação biométrica
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os três municípios escolhidos para inaugurar no Brasil o sistema de votação biométrica, em que os eleitores são identificados por suas impressões digitais, já estão com praticamente tudo pronto para o pleito do dia 5 de outubro. Desde o início do ano, Colorado D´Oeste, em Rondônia , São João Batista, em Santa Catarina, e Fátima do Sul, no Mato Grosso do Sul, se preparam para esse momento.
Os três municípios foram escolhidos para integrar o projeto-piloto do Tribunal por atenderem aos requisitos para sua implementação. Todos têm em média 15 mil eleitores, teriam de passar por um processo de revisão do eleitorado e ficam em diferentes regiões do Brasil.
Em Colorado D`Oeste há 12.263 eleitores cadastrados, a maioria da zona rural, e 37 seções eleitorais. Lá, parte dos mesários também trabalharam na eleição simulada em junho. Fátima do Sul, com 13.800 eleitores cadastrados biometricamente, conta com 52 seções eleitorais. Cerca de 30% do eleitorado do município vive na zona rural, 20% trabalha na agricultura, principalmente em plantações de soja e milho, e 10% é da área da construção civil.
Nos três municípios, os chefes de cartórios acreditam que o sistema de identificação por meio da impressão digital deverá aumentar o tempo de votação de cada eleitor, especialmente daqueles que trabalham na zona rural, mas nada que altere substancialmente o horário já previsto para o fim das eleições, às 17h.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!