Depois de visitar, durante o dia, propriedades para conhecer a forma de cultivo, manejo, qualidade de flores e folhagens, mercado e preços praticados pelos produtores porto-velhenses, à noite da última terça-feira (27) o consultor costarriquenho Jose Guillermo Murillo Seguro deu palestra sobre as oportunidades comerciais na floricultura.
O evento, que reuniu em torno de 70 participantes, aconteceu no auditório da sede do Sebrae em Rondônia, em Porto Velho, a maioria produtores de flores tropicais e representantes de entidades parceiras.
Entre os presentes estavam também a diretora-técnica do Sebrae no Amazonas, Maria José Alves da Silva, a coordenadora regional do Projeto Estruturante da Região Amazônica de Flores Tropicais, Vanusa Reis das Chagas, a coordenadora estadual do Projeto, Roberta Cavalcanti Osório de Barros, e Léa Lagares, coordenadora nacional do Projeto de Flores do Sebrae Nacional.
Assim como Léa e Maria José, Guillermo Murillo, cujo país cultiva e exporta flores tropicais para países da Europa e da Ásia, foi a algumas propriedades rurais e destacaram a qualidade das flores cultivadas na capital rondoniense, externando pontos de vista quanto ao potencial da Amazônia brasileira nos mercado nacional e internacional.
O costarriquenho deu consultorias, fez sugestões e observações que certamente contribuirão para a evolução da cadeia produtiva. Também acompanharam seu trabalho em Porto Velho técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A ação teve ainda o apoio da Superintendência Federal da Agricultura, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Entre reuniões com técnicos do Sebrae, visitas às propriedades rurais e também a empresas que vendem flores, o grupo gestor do Projeto Estruturante da Região Amazônica de Flores Tropicais, definiu que quatro técnicos, dois de Porto Velho e dois de Ji-Paraná (região central de Rondônia) serão capacitados para atuar como multiplicadores em cultivo de produção de flores, controle de pragas, embalagens e vendas, além de dar assistência técnica a produtores
Durante a estada da delegação em Rondônia, constatou-se que o Estado está entre os quatro primeiros produtores de flores tropicais, em qualidade, na região. Na palestra, produtores ouviram com detalhes e interação informações quanto a cultivo das espécies, época certa de colheita, preços praticados no mercado, preço para exportação etc. O mesmo trabalho vem sendo feito nos demais Estados da região Norte.