O tema do show do Marronzinho é “Mo’â – Amazônia Preservada”
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Entre os destaques do Arraial Flor do Maracujá, promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), está o Boi-Bumbá Marronzinho, que entra na arena com o tema “Mo’â – Amazônia Preservada”, trazendo mensagem de conscientização ambiental. A festa junina acontece de 1º a 10 de agosto, no Parque dos Tanques, em Porto Velho.
Fundado em 3 de junho de 2005, na Vila Tupi, o Marronzinho nasceu como uma brincadeira de criança e se transformou em um símbolo da cultura popular. De caráter social e cultural, o boi é formado hoje por 240 brincantes e uma equipe diretiva de 12 membros, além de 23 coordenadores. Os ensaios, realizados as segundas, quartas e sextas-feiras, às 20h, na sede da associação, são um retrato da dedicação da comunidade em manter viva essa tradição.
Segundo a presidente da agremiação, Rosilene Borges, o tema deste ano vai além do espetáculo. “Com Mo’â, Amazônia Preservada”, o Marronzinho traz para a arena um alerta sobre os desafios ambientais que estamos enfrentando. Somos parte dessa luta e queremos chamar a atenção para a importância da preservação da floresta, da vida e da cultura dos povos da Amazônia. Mais do que um tema é um compromisso que carregamos em nossas cores e em nosso coração”, destacou.
Tradição Folclórica
O Marronzinho já conquistou seu espaço na história do Arraial Flor do Maracujá, sendo campeão em 2023 e premiado em diversas categorias. Em 2025, a agremiação reafirma sua missão de ser porta-voz da tradição folclórica e da consciência ambiental, unindo a força da cultura popular ao grito de preservação da Amazônia, o maior patrimônio natural do Brasil e do mundo.
Fonte: Secom/Governo de RO
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!