POPULAÇÃO: Governo inicia audiências públicas para atualização de diretrizes PDES

Ação objetiva ouvir a população e revisar o planejamento estratégico de longo prazo do estado

POPULAÇÃO: Governo inicia audiências públicas para atualização de diretrizes PDES

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Com o objetivo de atualizar as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES 2030), o governo do estado dará início ao ciclo de audiências públicas, entre os dias 16 e 31 de julho. A ação, de iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), tem como foco ouvir a população e revisar o planejamento estratégico de longo prazo do estado com base em uma escuta qualificada e participativa.
 
As audiências públicas serão realizadas nas 10 regionais de planejamento do estado, reunindo inclusive representantes das cidades do entorno. A metodologia dos encontros foi pensada para favorecer o diálogo direto com a sociedade, abordando as demandas regionais, os avanços e obstáculos identificados desde 2015, além da reformulação dos eixos estratégicos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
 
Reconhecido como o principal instrumento de planejamento de longo prazo do estado, o PDES orienta as políticas públicas e ações governamentais em diversas áreas. Sua revisão é essencial para fortalecer o alinhamento entre os planos estaduais — como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) — e é uma visão de futuro centrada na sustentabilidade, inclusão, inovação e eficiência.
 
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o envolvimento popular no processo de planejamento é fundamental. “Estamos construindo o futuro do estado com base no diálogo. Ouvir a população é essencial para garantir que os investimentos e as políticas públicas atendam às reais necessidades de cada região. A participação social é o que dá sentido e legitimidade ao nosso planejamento”, salientou.
 
 
ETAPAS DAS AUDIÊNCIAS
 
Cada audiência será estruturada em dois momentos:
 
Abertura Institucional (8h30min às 10h)
Salas Temáticas Participativas (10h às 12h)
As Salas Temáticas abordarão os seguintes eixos estratégicos:
 
Inclusão Social, Proteção e Direitos Humanos
Gestão Ambiental, Territorial e Sustentabilidade
Educação e Transformação
Saúde e Bem-Estar
Governança Pública Moderna e Inovação
Desenvolvimento Econômico, Inovação e Competitividade
Justiça e Segurança Inteligentes e Integradas
 
Os espaços têm como objetivo promover a escuta ativa da população e a construção coletiva de diretrizes que reflitam as necessidades reais de cada região, contribuindo para um planejamento mais democrático e eficaz.
 
 
PARTICIPAÇÃO
 
Além das audiências presenciais, a Sepog disponibilizou um formulário digital como forma de ampliar a participação social. A ferramenta permite que qualquer cidadão envie sugestões e contribua ativamente com a construção do planejamento estadual.
 
A secretária da Sepog, Beatriz Basílio, ressaltou a importância da colaboração cidadã nesse processo. “Estamos reformulando um plano para os próximos anos, com base em evidências e no diálogo com quem vive os desafios diariamente. O PDES precisa refletir as reais necessidades de Rondônia, e por isso convocamos toda a sociedade a participar.”
 
PROGRAMAÇÃO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 
 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS