PESQUISA QUAEST: Haddad é favorito à sucessão de Lula e venceria Bolsonaro, Tarcísio e Marçal

Pesquisa contou com 8.598 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais

PESQUISA QUAEST: Haddad é favorito à sucessão de Lula e venceria Bolsonaro, Tarcísio e Marçal

Foto: Ilustrativa/ Reprodução da Internet

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é favorito na eleição de 2026 e venceria todos os principais nomes da direita. Caso não concorra, Haddad (PT) é o principal nome para a sucessão e também bateria nomes como Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Pablo Marçal (PRTB), e Ronaldo Caiado (União Brasil). Os dados são da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira, 12.
 
Segundo a pesquisa, Lula venceria Bolsonaro na segunda etapa eleitoral por 51% contra 35%. Já contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula venceria por 52% contra 26%. Em uma disputa contra o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), que foi candidato à Prefeitura de São Paulo, o petista venceria por 52% contra 27%. Por fim, contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), Lula venceria a disputa por 54% a 20%.
 
Se o presidente Lula decidir não se candidatar à reeleição em 2026, o nome mais indicado pelos eleitores para sucedê-lo é o de Fernando Haddad, com 27% das preferências. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), ex-ministro e ex-governador do Ceará, com 17%, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), com 14%, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), com 4%. O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), recebem 2% cada.
 
Caso Haddad seja o candidato do PT, ele derrotaria Jair Bolsonaro por 42% a 35%, além de vencer Marçal por 42% a 28% e Ronaldo Caiado por 45% a 19%.
 
A pesquisa foi feita entre os dias 4 a 9 de dezembro, antes da cirurgia às pressas a que Lula foi submetido nesta semana. O procedimento foi realizado após a identificação de uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido pelo chefe do Executivo em outubro.
 
Já caso Bolsonaro, que hoje está inelegível, não possa mesmo ser candidato em 2026, o nome visto como o mais forte para disputar com Lula é o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
 
 
Arrependimento
 
O levantamento também mostrou que, ao fazer uma avaliação geral do segundo ano de governo Lula 3, 10% dos eleitores se arrependem de seu voto. O índice mostra um aumento em relação a dezembro de 2023, quando constavam 6% dos eleitores como arrependidos. Enquanto isso, 84% não se arrependem de seu voto, versus 88% em dezembro de 2023.
 
A pesquisa contou com 8.598 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de um ponto porcentual e o índice de confiança é de 95%.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?
Você acha que 15 min de tolerância nos estacionamentos de shoppings é suficiente?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS