Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A coleção composta por três volumes sobre mais de 900 espécies de peixes do rio Madeira, localizado em Rondônia, conquistou o 2° lugar no segmento “Ciências Naturais”
Lançada em 18 de março deste ano, a coleção "Peixes do Rio Madeira" (Editora Dialeto Latin American Documentary/2013), patrocinada pela Santo Antônio Energia, Universidade Federal de Rondônia – Unir e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, obteve a segunda colocação no 56° Prêmio Jabuti, na seção "Ciências Naturais", promovido pela Câmara Brasileira do Livro.
.jpg)
Dividido em três volumes e somando mais de mil páginas, a publicação destaca quase mil espécies do rio Madeira, considerado um dos rios com a maior biodiversidade do mundo.
Algumas espécies catalogadas são verdadeiras raridades ictiológicas, das quais mais de 40 eram, antes do levantamento promovido pela Santo Antônio Energia, totalmente desconhecidas para a ciência.
A coleção também apresenta descrições técnicas, chaves de classificações, mapas de distribuição, hábitos alimentares, além de características gerais e fotos dos peixes. A obra é organizada pelos professores Luiz Queiroz, Gislene Vilara, Wiliam Ohara, Tiago Pires, Jansen Zuanon e Carolina Doria.
A coleção é resultado do trabalho de centenas de cientistas e o objetivo dos três volumes é promover a geração de conhecimento no meio acadêmico e científico, além de incentivar a formação de jovens cientistas e o aperfeiçoamento profissional de pesquisadores.
Todas as espécies catalogadas estão conservadas na maior coleção de peixes da bacia do rio Madeira do mundo, abrigada na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no prédio de “Coleções Zoológicas e Laboratórios Integrados”, construído pela Santo Antônio Energia, que é a concessionária responsável pela implantação e geração de energia da Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho, Rondônia.
A coleção “Peixes do Rio Madeira” é fundamental para os futuros estudos sobre os peixes que vivem sob as águas turvas do rio Madeira. A versão eletrônica já está disponível em PDF no site www.santoantonioenergia.com.br/peixesdoriomadeira.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!