21 DE JUNHO DE 2025 - O DIA NA HISTÓRIA - Por Lúcio Albuquerque

21 DE JUNHO DE 2025 - O DIA NA HISTÓRIA - Por Lúcio Albuquerque

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

21 DE JUNHO DE 2025 - O DIA NA HISTÓRIA - Por Lúcio Albuquerque

 

RONDÔNIA


1920 – O Ypiranga Sport Club inicia a construção do muro em torno do “Stadium Paulo Saldanha” em Porto Velho. 


1946 – Em  Fortaleza (CE) mais de 150 nordestinos arrebanhados em várias cidades da região, foi embarcado contratados para trabalhar em seringais no Território do Guaporé. 


1983 – Até dia 30 a Assembleia estadual Constituinte não terá atividade, para que a comissão de professores da UNB faça a revisão final do projeto da Carta rondoniense conforme o relator geral do texto deputado Amizael Silva.

  
1987 – Alegando que as acusações do vice-prefeito Valdemar Camata ao prefeito Roberto Jotão Geraldo são “levianas”, a Câmara jiparanaense arquivou as denúncias e encerrou a CPI. 


1987 – Três projetos de interesse de Porto Velho, o do programa hortifrutigrangeiro, o Habitacional “Tancredo Neves” e o de Pequenas Olarias,  estão em fase final de análise pela Suframa, conforme o prefeito Tomás Correia. 


HOJE É


Dia do Aperto de Mão. Dia Mundial do Skate. Dia Internacional do Ioga. Dia da Mídia. Dia Nacional de Controle da Asma. Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)


Católicos celebram São Luís Gonzaga,


BRASIL


1839 – Nasce Machado de Assis (m. 1908), fundador da Academia Brasileira de Letras. 1970 – O Brasil vence a Itália (4 a 1) e é tricampeão mundial de futebol.


MUNDO


1527 — Morre Nicolau Maquiavel (n. 1469), historiador e cientista político italiano. 1948 — O disco LP é apresentado pela Columbia Records, em Nova Iorque.


FOTO DO DIA

1986 – PDS DO CÉU AO INFERNO EM RO


Quatro anos antes o PDS rondoniense elegeu os 3 senadores, 5 dos 8 deputados federais, 15 dos 24 estaduais, mas, em 1983 o partido estava em fase de autofagia. 


Em 83, na convenção de escolha do novo diretório regional a chapa liderada pelo senador Odacir Soares ganhou a disputa por um voto, e houve quem creditou a derrota da chapa apoiada pelo governador Jorge Teixeira à ausência dele, deixando o campo limpo para oposição interna.


Enquanto no Amazonas e no Acre o PDS falava no nome de Teixeira ao governo em 1986, aqui o partido estava fechado com Odacir Soares, para quem o então governador pedira votos em 1982 (lembram? “Para o Senado é 10 (Odacir), 11 e 12”. O PDS elegeu os três.


Eleito senador quatro anos antes, líder da ala vencedora da convenção regional, Odacir, que em 1982 fora o mais votado para o Senado, com 96 mil votos, teve só 57 mil para o governo, o 3º  colocado. O segundo foi Jacob Atallah, do PDT,  um dos 15 estaduais eleitos pelo PDS há quatro anos.


Em 1986 o PDS elegeu só um deputado estadual, o jornalista Luiz Gonzaga da Costa.

 

 

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
O Brasil deve taxar os Estados Unidos da América?
Por que Bolsonaro está abandonando o gov. Marcos Rocha nas eleições de 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS