Sondagem realizada pelo Instituto Paraná de Pesquisas para testar os pré-candidatos ao Senado, nas eleições de 2026 em Rondônia, indica um quadro bastante disputado com favoritismo para os candidatos da direita. A pesquisa foi encomendada pelo Rondovisão testando diferentes cenários. Os nomes mais citados foram do deputado federal Dr. Fernando Máximo, do atual senador Marcos Rogério e do governador Marcos Rocha. Também foi medida a rejeição dos possíveis candidatos.
A pesquisa tem uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
O estudo foi realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, com coleta de dados realizada através de entrevistas pessoais, entre os dias 9 e 13 de agosto de 2025.
PESQUISA ELEITORAL PARA SENADOR EM RONDÔNIA (ESTIMULADA)
Neste tipo de pesquisa, uma lista é mostrada aos entrevistados, que puderam citar até dois nomes em quem votariam.
CENÁRIO 1
Fernando Máximo aparece em primeiro, com 46,1% das intenções de voto. Em segundo, o Coronel Marcos Rocha, com 33,5%. A deputada federal Silvia Cristina aparece em terceiro, com 31,6%.
A lista também continha o nome do senador Confúcio Moura, que aparece com 18,7%, do pecuarista Bruno Bolsonaro Scheid, com 18,3%, e do deputado estadual Delegado Rodrigo Camargo, com 14,7% das intenções de voto.
Não sabem ou não opinaram foram 4,2%, enquanto 6% responderam que não votariam em nenhum, ou votariam em branco, ou anulariam o voto.
A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
CENÁRIO 2
Para esta pesquisa, o nome de Marcos Rogério foi incluído na lista, e os entrevistados também puderam citar até dois candidatos em quem votariam.
O resultado aponta Fernando Máximo em primeiro lugar, com 36,8%, Marcos Rogério em segundo, com 32,8%, e Coronel Marcos Rocha em terceiro, com 29,4%.
Completam a lista Silvia Cristina, com 27,1%, Confúcio Moura com 17,3%, Bruno Bolsonaro Scheid com 15,8% e Delegado Rodrigo Camargo com 12,6%.
Não souberam ou não opinaram foram 3,1% e nenhum/branco/nulo foram 5,5%.
A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
.jpg)
REJEIÇÃO ELEITORAL PARA SENADOR EM RONDÔNIA (PESQUISA ESTIMULADA)
O Instituto Paraná Pesquisas também quis saber dos eleitores “em que candidatos o(a) Sr(a) NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM?”.
Cada entrevistado poderia citar mais de 1 (um) nome dentro de uma lista.
A maior rejeição foi de Confúcio Moura, com 43,7%. Bruno Bolsonaro Scheid aparece com a segunda maior rejeição, com 17,7%. Silvia Cristina, em terceiro na pesquisa de rejeição, teve 11,8%. Marcos Rogério teve rejeição de 11,6%, Marcos Rocha de 10,6%, Delegado Rodrigo Camargo 5,8%, e Dr. Fernando Máximo foi citado por 4%.
A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.