Prefeito articula e impede aprovação da Residência Médica
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O projeto de emenda à Lei Orgânica que garante que médicos possam se ausentar do município para fazer residência médica, proposto pelo vereador Sid Orleans (PT) e aprovado em primeira votação pelos vereadores por 14 votos favoráveis, há aproximadamente 15 dias, teve que ser retirado de pauta da sessão de segunda-feira às pressas pelo parlamentar para que o mesmo não fosse arquivado..jpg)
O vereador relatou que achou estranho quando percebeu que vereadores, todos da base do prefeito, inclusive alguns que tinham votado favorável na primeira votação, se pronunciava contra o projeto.
“Hoje a carência de médicos neurologistas, anestesiologistas, endocrinologistas, reumatologistas, pneumologistas, dentre outros é absurda. Se o município não estimular a especialização, além de colocar em risco o único Centro de Especialidades que existe, não tem como atender a população com novos centros e esta é uma necessidade da nossa população.
“Qual é o médico que tem a capacidade de abrir mão do seu salário para investir na sua qualificação? Nem todos nasceram em berço de ouro. Muitos se formaram em universidades públicas ou financiadas por incentivos governamentais em faculdades privadas e outros venderam tudo o que tinham para pagar o curso”, explica o parlamentar.
Conforme o vereador as desculpas foram as mais diversas: que o município estava no limite de gastos, que estávamos no período eleitoral. “Ora, além de não estarmos criando cargos e nem alterando salário de ninguém, criamos um artigo dando o poder ao secretário da pasta para dizer sim ou não conforme a necessidade do serviço e a possibilidade de liberação. Eu jamais iria apresentar uma lei solta que viesse deixar o município sem médicos, então esta justificativa não tem sustentabilidade”, comenta o vereador.Veja também: Deputado Airton Gurgacz visita Cooperativa de Reciclagem
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!