Mariana Carvalho se dedica à criação da CPI do setor elétrico

Mariana Carvalho se dedica à criação da CPI do setor elétrico

Mariana Carvalho se dedica à criação da  CPI do setor elétrico

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Depois de se destacar como a parlamentar que mais conseguiu assinaturas para a criação da CPI da Petrobras na Câmara, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB - RO) está empenhada na criação  da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)  para investigar o setor elétrico.

Além de assinar o pedido,  a tucana conseguiu assinaturas para o requerimento  assinado por  172 deputados,  incluindo parlamentares do PSDB, DEM, PPS, PSB, PP, PSD, PMDB, PEN, SD, PR, PRB, PHS, PSC, PV, PSOL e PDT – ou seja, de partidos da oposição e da base aliada.

Mariana Carvalho sempre criticou a situação do setor elétrico, principalmente  em Rondônia, onde apesar da construção das usinas do Madeira, o estado continua  sofrendo com quedas de energia e a população rondoniense  pagando uma das    taxas de energia mais altas do País.

A preocupação da representante do PSDB de Rondônia no Congresso Nacional  é compartilhada por outros correligionários, a exemplo do  líder do seu partido  na Câmara, Carlos Sampaio (SP), um dos  mais preocupados com os desmandos do setor elétrico do País.

Segundo ele, é necessário  apurar as causas, as consequências e os responsáveis pela atual desestruturação do setor elétrico, resultante das alterações no marco regulatório a partir de 2004 e agravada a partir de 2012.

“A desestruturação se configura pela falência da Eletrobras, pela descapitalização e incapacidade de investimento e manutenção das instalações das concessionárias que aderiram às mudanças impostas pela presidente da República em 2012, pela necessidade de o Tesouro Nacional subsidiar de forma sistemática essas empresas e pelo aumento exponencial nas contas de luz aos consumidores”, cocnluiu   Sampaio.

Diante da crise do setor elétrico,  o governo anunciou, este ano, mais um empréstimo de R$ 2,5 bilhões – o último, assegurou o Ministério de Minas e Energia. Ao mesmo tempo, decidiu elevar o valor arrecadado por meio do sistema de bandeiras tarifárias, que entrou em vigor em 1º de janeiro e, desde então, já vem gerando nas contas de luz um acréscimo de R$ 3 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS